Selo Unicef: NUCA é organizado em Vila Nova do PI com espetacular evento cultural!


O lançamento do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes(NUCA) de Vila Nova do Piauí aconteceu na noite de sexta-feira(17/10), na Escola Municipal Sabino Gomes de Lima na “Cidade Poesia”. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal administração “Trabalho e Cidadania” por meio da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio das secretarias municipais de Cultura, da Educação, do CRAS e do Conselho Tutelar.


Com participação exemplar de crianças e adolescentes, jovens e pessoas adultas da comunidade,  superando as expectativas de público, 145 participantes conforme as inscrições e assinaturas coletadas na recepção.


Impressionante a vontade dos adolescentes de criar e organizar o NUCA - é um espaço de discussão sobre assuntos relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas habilidades e competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de participação nas políticas públicas.


Um dos destaques do evento foi 59 adolescentes que participaram do PAINEL: “Para você o que é ser adolescente no semiárido?” Nas 59 respostas, cada um manifestou o seu pensamento, ideia, demonstrando que têm capacidade, habilidade e competência, para colaborar, participar e usufruir das políticas públicas.


No evento teve um momento teórico, oportunidade em que os adolescentes: Amanda e José Alencar fizeram a exposição sobre o que é NUCA e os seus objetivos.


A reportagem constatou ainda que os adolescentes: Leandro Sousa e Joana Maria fizeram entrevista com Marli Veloso, articuladora municipal do Selo Unicef, sob a gravação de Roniel Sousa(cinegrafista). José Alencar e Amanda concederam entrevistas ao Programa “Trabalho e Cidadania” da prefeitura municipal, na RadCom Vila Nova-FM(aos sábados do meio dia às 14h00).


Continuando o espetacular evento, foram realizadas OFICINAS de capoeira, karatê, dança e de produção jornal escolar, com participação ativa de grupos de adolescentes.


Oficina de Capoeira, sob a condução magnífica do Grupo Palmares, com participação de 23 adolescentes.


Oficina de Karatê, comandada pelo professor Adriano e os karatecas vilanovenses, com participação de 18 adolescentes.


Oficina de Dança, sob a coordenação da professora Zélia Nogueira, com participação de 20 adolescentes.


Oficina de produção do Jornal Escolar com participação de 23 adolescentes, coordenada pela professora Ana Maria e coadjuvante a professora Eliene Luz, coordenadora municipal do Programa Mais Educação.


Ao término do evento, teve a entrega “simbólica” de CERTIFICADO aos participantes.


Em seguida, apresentação cultural do Grupo Palmares na Praça Pública, atraindo os olhares da população, prestigiando assim, a bonita e emocionante apresentação do bem organizado grupo cultural PALMARES. Que merecem os PARABÉNS da comunidade vilanovense.


Ainda para completar a magnitude do evento, com mais um show contagiante, a Banda Musical “Os Karas”.


Proporcionando a alegria e o bem estar da GALERA, além das crianças e adolescentes, jovens e até os adultos curtiram as MÚSICAS ecléticas, dos vocalistas: Beto Sousa, Jailson Leal e Jennyfer Emanuelly, e ainda os imprescindíveis: Júnior Batera e Wesley. Sucesso Total!


Veja mais fotos:




Fonte: Reportagem da equipe Portal Vila Nova Notícias
Editor: Robert Kleber
Edição Fotográfica: Antonio Manoel & Ronald Iglésias

Postagem Anterior Próxima Postagem