Morria há 25 anos o “Dr. Francisco Macedo”, ex-prefeito de Padre Marcos!

“Doutor Francisco” foi prefeito de Padre Marcos de 1983 a 1988, e hoje a cidade de Francisco Macedo carrega seu nome em sua homenagem!
Dr. Francisco
Dr. Francisco Macedo – Foto: arquivo familiar
Morria há 25 anos o médico e influente político piauiense Francisco Luís de Macedo, vítima de um brutal assassinato ocorrido na noite de 29 de Abril de 1989, na capital do Piauí, Teresina. “Doutor Francisco” como era conhecido, foi prefeito de Padre Marcos de 1983 a 1988, e naquela época tinha projeções políticas para o cenário estadual.
Em 1995, o povoado Canabrava pertencente a Padre Marcos, conseguiu sua elevação à categoria de Município;  após o desmembramento territorial, os líderes políticos se reuniram para fazer a escolha do novo nome da recém-emancipada cidade, sendo que a maioria optou por homenagear Francisco Luís de Macedo, ficando assim o novo município com a denominação de Francisco Macedo-PI.
A pequena e simpática cidade que fica localizada na mesorregião do Sudeste piauiense, pertencente à microrregião do Alto Médio Canindé, e atualmente tem uma população de aproximadamente 2.900 habitantes (número do censo do IBGE em 2010) carrega desde então tal homenagem.
Embora as novas gerações não tenham uma dimensão exata da importância desse personagem, esse dia ainda é marcado por muita comoção e diversas recordações, principalmente por parte dos remanescentes daquele período, que conviveram diretamente com o Dr. Francisco Macedo. Hoje, por exemplo, é feriado municipal em Padre Marcos  por força de Lei Municipal em sua homenagem. SAUDADES ETERNAS!
Uma homenagem do PIAUI EM FOCO em parceria com o  FM NEWS
A redação do Portal Vila Nova Notícias, em nome de seu colaborador Antonio Manoel-Totonho, Ex-Prefeito de Vila Nova-PI, homenageia e relembra também o saudoso Dr. Francisco, que foi grande amigo particular.
Fonte: Piauí em Foco
Imagem: Arquivo Familiar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem