São João nas Ondas do Rádio - Venha participar do 12º Arraiá São João Batista!

Auditório da Rádio Nacional lotado durante o 'Programa Paulo Gracindo'

"Alô, alô Brasil! Aqui fala a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!" Foi com essa frase que o locutor Celso Guimarães deu início à transmissão da Rádio Nacional, em 1936. Alguns anos depois, a Rádio Nacional virou referência: por ela passaram grandes intérpretes da música popular brasileira, tais como LUIZ GONZAGA, Ângela Maria, Cauby Peixoto,Dalva de Oliveira, Lamartine Babo, Francisco Alves, Orlando Silva, Emilinha Borba, Marlene, Dolores Duran e muitos outros. Nela surgiram também os programas de auditório de variedades e de humor, como os de Paulo Gracindo e Mário Lago. E foi por meio de suas ondas que foram transmitidas as famosas radionovelas, que enriqueceram o imaginário brasileiro.

Para homenagear toda essa história, que ajudou a construir a história do rádio no país, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí, vai abrigar uma exposição que apresenta um pouco da história do rádio no Brasil, com ênfase para o papel das rádios da nossa região. No passeio, o visitante também poderá ouvir programas da Rádio Nacional e do Repórter Esso.

Segundo o prefeito Arinaldo Leal, o foco da exposição, chamada São João nas Ondas do Rádio, é a importância histórica, social, educacional e cultural do rádio para as comunidades do sertão. “É uma exposição sobre o Rádio e busca retratar um pouco da trajetória que ele percorreu desde os anos 1930 até hoje. Por uma questão de acervo, acabamos restringindo a exposição”, disse Arinaldo Leal, em entrevista ao Portal Vila Nova Notícias.

A exposição é gratuita e será nos dias 22 e 23 de junho, dentro da programação do 12º Arraiá do Povoado São João Batista, em Vila Nova do Piauí.



Reportagem: Antonio Manoel
Editor: Robert Kleber
Informações: Profª. Marli Veloso
Foto: Internet

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem