Vila Nova do PI: Câmara Municipal aprova Lei Municipal e Requerimentos!


A Câmara Municipal de Vila Nova do PI realizou a sua 5ª Sessão do 1º Período Legislativo de 2013 nesta Sexta-feira (26/04) às 10h00 no plenário daquela Augusta Casa do Poder Legislativo. Estiveram presentes 08 dos 09 vereadores, (ausência do vereador Mauro Leal) e mais uma vez boa parte da população presenciaram a sessão.


A professora Marli Veloso-Secretária Municipal de Cultura, representando o prefeito municipal Arinaldo Leal, prestou esclarecimentos da “importância do Sistema Municipal de Cultura para atender às exigências do Governo Federal/Ministério da Cultura; para interligar aos sistemas: estadual e nacional de cultura; devemos fazer nossa parte e deu vários exemplos no contexto geral, envolvendo cultura/educação/saúde/assistência social”. Havendo apreciação e questionamento, foi aprovada por sete (07) dos oito (08) vereadores presentes, tornando em Lei Municipal de autoria do Poder Executivo Municipal, que cria o Sistema Municipal de Cultura. Em seguida, na sessão teve alguns requerimentos dos vereadores, Edilson Brito, Antonio Tiago, Bibia de Benício aprovados e, uma informação do vereador Roberto Moura sobre o Programa Saúde na Família (PSF). 

Veja a seguir as matérias:


Vereador Edilson Brito(PTB) - 1º Secretário: Reivindicou a perfuração de um poço tubular/chafariz na localidade Serra Provísio III no terreno a ser doado pelo morador Pedro de Brito Sousa. A justificativa do vereador “é que a escassez de água naquela localidade que é bastante produtiva e seus moradores se deslocam de 3, 5 e 10 Km na busca de água para consumo humano e animais, perdendo tempo para cuidar mais da agricultura e da pecuária”. No mesmo requerimento teve assinatura de apoio do vereador Antonio Tiago(PT). O vereador Edilson Brito assinou também para reforçar os requerimentos dos vereadores, Antonio Tiago (PT) e Bibia de Benício (PSD). Vale ressaltar que neste requerimento do vereador Edilson Brito, teve um voto contrário.


Vereador Antonio Tiago(PT)-Vice-presidente: Solicitou a construção de uma Passagem Molhada sobre o Rio São João na localidade Cacimbas, que dá acesso à divisa do município de Vila Nova à cidade de Alegrete do PI. O vereador justifica “que o sofrimento da população de Cacimbas e da região é grande, seja nos períodos de chuvas ou no verão, as dificuldades são as mesmas, porque aquela travessia prejudica o trânsito em geral, tanto nos aspectos locomoção das pessoas, quanto para escoamento da produção agropecuária, tendo em vista à saída para a BR 316, facilitando a rapidez no socorro de doentes, principalmente”. Neste requerimento assinaram os vereadores Edilson Brito (PTB) e Roberto Moura (PSB), para dar apoio ao pedido do parlamentar Tonho Tiago. O referido requerimento foi aprovado por sete votos a favor e um voto contra. O vereador Tonho Tiago também assinou para reforçar no requerimento da vereadora Bibia (PSD) para ampliação com iluminação do cemitério.


Vereadora Bibia de Benício(PSD)-Tesoureira: Reivindicou com urgência a ampliação e iluminação do cemitério municipal da cidade, onde a vereadora justifica que “aquele logradouro público encontra-se superlotado, dificultando a escavação de sepulturas, aproveitando a ampliação com a iluminação, haver uma limpeza geral daquele local, porque devemos ter preocupação com os restos mortais dos entes queridos já falecidos”. O requerimento teve assinaturas de apoio dos vereadores, Tonho Tiago (PT), Roberto Moura (PSB) e de Edilson Brito (PTB), sendo aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.


Vereador Roberto Moura (PSB): Deu apoio com sua assinatura, nos requerimentos apresentados pelos colegas, vereador Tonho Tiago da Passagem Molhada em Cacimbas e da vereadora Bibia de Benício para ampliação do Cemitério Municipal em Vila Nova. O vereador Roberto Moura, também apresentou uma Certidão da Secretaria Municipal de Saúde de Belém do PI, certificando que naquele município dispõe apenas de uma equipe de Saúde da Família(PSF). Contrapondo assim, a informação dada de forma equivocada em sessão (ões) anterior(es). 

Reportagem: Equipe do JVN
Redação: Antonio Manoel
Editor: Robert Kleber
Fotos: Equipe portalvilanovanoticias.com


Comente pelo Facebook:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem