Escola Luiz Ubiraci participa da Olimpíada da Língua Portuguesa e Aluna do 2º Ano é a Campeã!



Trinta e Dois (32) Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de Vila Nova do Piauí participaram da Olimpíada da Língua Portuguesa/2012. Os estudantes do 1º Ano B participaram com REDAÇÃO de oito (8) Crônicas; o 2º Ano B com doze (12) Artigos de Opinião; 3º Ano A com oito (8) e o 3º Ano B com quatro Artigos de Opinião. Vale ressaltar que a Disciplina tem como professores: Josemir Alencar Silva e Francisca Agrícola Leal.

Dentre os vinte e quatro Artigos de Opinião, a estudante ALINE JOYCE BEZERRA DA SILVA, do 2º Ano B, foi classificada em 1º lugar, tanto da Escola, quanto ao nível de município de Vila Nova do Piauí Veja na íntegra, o texto:


Título: Voto com ética

Qualquer pessoa que aborde a questão política já ouviu resposta do tipo: “não gosto de política”; adianta votar? ” os políticos só defendem os seus interesses”; e, entretanto, na prática, não dá para fugir da política, entendida como algo que tem como fim o bem comum da nossa sociedade. A mesma envolve o dia-a-dia de cada um, do amanhecer ao entardecer. Todas as decisões tomadas pelos nossos representantes no poder nos atingem, nos variados campos, da economia ao meio social. Como posso então na falar de algo que me atinge? 

Nós não podemos ser só vítimas do sistema político, mas dependendo de nossas atitudes podemos contribuir na falência ou ascensão daquilo que se acredita ou criticamos. São fartas as histórias de compras de votos no nosso país e também no meio em que vivemos; infelizmente boa parte dos eleitores em períodos eleitorais orienta-se pela política da troca de voto por qualquer pequeno benefício; isso só são símbolos de uma política mesquinha, sem escrúpulo, onde os líderes que compõem chapa majoritária querem manter obrigatório o voto para continuar no poder. 

Estamos próximos às eleições é mister estarmos a par da realidade que nos cerca, somente a atitude que tivermos clareza das causas e seus fatores é que podemos ter e devemos dá um voto”seguro” que possa ser resultado de um cidadão, de uma pessoa que saiba o que quer pra si e também para os outros, pois a “verdadeira” política, se assim podemos dizer, só se faz com comprometimento claro e decidido da parte de quem vota e de quem é votado.

Aline Joyce Bezerra da Silva

Matéria: Produção JVN
Fotos: Arquivo Aline Joyce/Portal Vila Nova Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem