Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e a Cáritas/CNBB estão executando obras do Governo Federal em Comunidades Vilanovenses!



Em virtude da seca que assola os municípios nordestinos, a ASA (Articulação no Semi-Árido Brasileiro) está desenvolvendo ações de combate a estiagem que está afligindo as famílias do município de Vila Nova do Piauí com ações executadas pela Cáritas/CNBB nas comunidades rurais de São Carlos, São José, Cacimbas, Caninhas e Juazeirinho com escavação de 15 cisternas tipo “calçadão” com capacidade de 52 mil litros; 07 barreiros denominados “trincheira” com capacidade de 500 mil litros e, ainda a construção de 10 barraginhas/duplas. Estas obras visam a captação de água para atender as famílias tanto para o consumo humano ,quanto para os animais.


Os recursos são do Governo Federal através do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), desenvolvido   pela ASA/Cáritas/CNBB nos municípios de Jaicós, Alegrete do PI, São Julião e, em Vila Nova do Piauí há dias em que o AGENTE DE CAMPO: José Filho de Sousa Santos vem mobilizando as famílias das localidades de São Carlos, São José, Cacimbas, Caninhas e Juazeirinho para a implantação do Programa: P1 + 2, que significa: Programa: Uma Terra e Duas Águas!


Após visitas de campo, seleção das famílias, iniciou-se uma capacitação com treinamento dos beneficiários para orientação como cuidar e zelar das cisternas, tanques (barreiros) e das barraginhas, já que as famílias contempladas têm contrapartida de serviços (mão-de-obra). O curso começou nesta Quarta-Feira (12/09) indo até na Quinta-Feira(13/09) na localidade São José. A capacitação está sendo desenvolvida pelo João Evangelista-Coordenador Estadual do Programa e pelo Agente de Campo Zé Filho. A quantidade de famílias beneficiadas são: Com CISTERNAS: Juazeirinho 02 famílias; Caninhas 04;São Carlos 05 famílias;São José 03 e Cacimbas 01 família. Os TANQUES (barreiros): São Carlos 01; São José 01 e Cacimbas 05 famílias. Quanto a construção das 10 BARRAGINHAS, a Comissão Municipal irá definir onde serão locadas, em Retiro, Lagoa Comprida, Serra do Provísio, por reivindicação da Coordenação Pastoral da CEBs Vila Nova-sede.  O Coordenador Estadual do Programa concedeu entrevista ao Jornal Vila Nova Notícias RadCom Vila Nova-FM do dia 12/09.


Matéria: Produção JVN
Fotos: Ronald Iglésias



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem