Vila Nova realiza Fórum Comunitário do Selo Unicef 2009/2012!


Foi realizado nesta Quinta-feira (31/05) das 8:00h ao Meio-dia, na Escola Estadual de Ensino Médio o II - FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF edição 2009/2012, com presença de 90% dos representantes dos segmentos da sociedade vilanovense.

 O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional, e o município pode conquistá-lo pelo resultado dos seus esforços na construção de políticas públicas para garantia e defesa dos direitos da crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e levantamento de dados pela Comissão Pró-Selo e toda Sociedade Civil organizada do município.

A avaliação ocorreu no Fórum Comunitário, tendo como Mediadora: Ana Cleide (SASC/PI), coordenação de Francineuzo França-Presidente do CMDCA e Marli Veloso-Articuladora Municipal. Compondo a Mesa Diretiva o Prefeito Zé Navez e a Adolescente Marcilene Luz.


Foi apresentado a Comissão Pró-Selo: Edinete Brito, Domingos Sousa, Flávio Adão, Mayra Ravenny, Cleide Leal, Marcos Antonio, Milena Leal, Eliene Luz, Rosimar Carvalho, Geovania Cardoso, Jasmira Leal, Maria Ambrosa, Gorete Leal e os Conselheiros Tutelares: Eva Maria, Maiara Oliveira, João Ribeiro, Marcilene e Joana Leal.

Abrindo os trabalhos, apresentações artístico-culturais: GRUPOS de Crianças e Adolescentes: Xaxado Mirim, Ginga Nova e Reisado Mirim. uma Poesia de Alice Júlia e uma Canção de Jaílson Allen e ainda uma produção do Lixo Transformado.


Em seguida, o Presidente do CMDCA: "Saúdo a todos com boas vindas, é um momento para avaliarmos o que fizemos e fazemos pelas nossas crianças e adolescentes, fiquem a vontade e agradeço a participação de todos os segmentos de nossa sociedade". Concluiu Francineuzo Fraça.


O Prefeito Zé Navez por sua vez "Cumprimentou aos presentes, vamos avaliar tudo o que fizemos para trabalharmos muito mais por nossos meninos e meninas, desejou ainda boas discussões avaliativas".


A mediadora do UNICEF, Drª. Ana Cleide foi breve: "É uma prestação de contas a comunidade; Mais do que o Selo, é o que vocês fizeram e construíram bem feito; Desejo boa sorte para conquistar mais uma vez o Selo Unicef e bom trabalho a todos".


Vale ressaltar que houve uma Poesia recitada pela Adolescente Marcilene Luz com o Tema: "Vila Nova e seus Projetos" e apresentação de um Vídeo com Imagens produzidas pelas crianças/adolescentes.


Prosseguindo o evento, houve a PLENÁRIA com 37 dos 41 participantes inscritos. Foram apresentadas as ações e atividades realizadas de cada EIXO: Esporte e Cidadania com o Adolescente Flávio Sousa; Educação para convivência com o semi-árido com Mayra Ravanny; Cultura e Identidade - Comunicação pela Igualdade  Étnico Racial com Marcos Antônio da Silva Leal. Todos Crianças/Adolescentes.

Ressaltando que, a cada final de apresentação, a PLENÁRIA respondia o referido QUESTIONÁRIO AVALIATIVO de cada EIXO.


Ao concluir as tarefas, a Profª. Marli Veloso disse: "Vocês foram e são comprometidos com nossas crianças e adoslescentes/jovens vilanovenses, e que a gente nunca esqueça: CRIANÇAS são gente hoje, agora! Vamos ajudar a elas escolher um bom grupo social! Vamos ouví-las e planejar juntos com eles, fazer de tudo e por todos! CRIANÇAS E ADOLESCENTES também são GENTE!". Concluiu Marli.


Em seguida foi servido um nutritivo ALMOÇO a todos os presentes.

Veja mais algumas fotos do Evento:


Matéria: ASCOM
Fotos: Jota Ferreira/Internet

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem