Em Vila Nova, Biblioteca Patativa do Assaré completa 16 anos difundindo cultura e abre comemorações com exposição

Em Vila Nova, Biblioteca Patativa do Assaré completa 16 anos difundindo cultura e abre comemorações com exposição

A Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré, em Vila Nova do Piauí, uma das maiores da região Centro Sul do Estado, comemora no próximo dia 28/09 seu décimo sexto aniversário.
Com um acervo composto por mais de 12 mil livros, revistas, histórias em quadrinhos, cordéis, audiolivros e DVDs, consolidou-se como um espaço de aprendizagem com leitura, troca de ideias e interação entre os frequentadores – cerca de 800 mês –.
E para comemorar a importante data, a Secretaria Municipal de Cultura, que tem à frente a renomada professora Marli Veloso, através de ações conjuntas com as demais secretarias, preparou uma grande programação artística e cultural, durante toda a semana que antecedem o aniversário.
As primeiras ações alusivas ao aniversário de 16 anos, aconteceram na tarde desta segunda-feira, 25, e contou com a presença do prefeito Edilson Edmundo de Brito – PTB -, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; a secretária de Educação Edinete Brito, o vereador Flávio Sousa, a diretora da Pro infância, Alicinete e funcionários. Na ocasião foi apresentado a exposição, intitulada de a “Expressão do Olhar”. Com quadros e pinturas em tela do artística plástico, Apolônio Leal.
Consolidado como um dos artistas de primeira, Apolônio é vilanovense, filho do casal, Francisco Otaviano Leal e de Maria Neusa Bento. Iniciou suas atividades artísticas desde cedo como escrever poesias, desenhar e pintar tela. No ano de 2001 foi o segundo colocado no concurso de poesias da cidade Vila Nova do Piauí, o qual teve o privilégio de ser o próprio criador da capa do livro “Vila Nova Cidade Poesia”.
Apolônio sempre esteve envolvido com movimentos sociais, participou do curso “realidade brasileira “ministrado pelos movimentos: MPA, MST, IGREJA CATÓLICA E GRUPO DE MULHERES, Na Instituição de Ensino Superior UFPB, na capital de João Pessoa no Estado da Paraíba.
No ano de 2009, viajou para são Paulo onde participou de duas exposições de pintura e escultura na cidade de Paulínia (SP), concorrendo com quarenta e cinco artistas plástico conseguindo ainda se colocar entre os primeiros colocados ocupando o 3º em 2010 e 5º lugar em 2011
Apolônio trabalha individualmente e costuma usar produtos à base de óleo. Sua inspiração é: paisagem, fisionomia humana, abstrata, natureza morta, dentre outras. A exposição está disponível durante toda a semana na biblioteca.
Ainda na abertura das comemorações do aniversário da Biblioteca, os alunos do Jardim II, da Escola de Ensino Infantil – Creche Pro infância Professor Osvaldo- participaram de um momento com o mímico mudubim, com a ênfase a leitura. Também foi realizada a distribuição de livros gratuitos para o público presente.

“A Biblioteca Patativa do Assaré nasceu do gosto de todos nós vilanovenses pelas letras, que se manifesta nas escolas, nos eventos, como os Congressos e eventos de Cultura, nas obras publicadas, dentre outros atos que fazem da nossa cidade um canteiro cultural, dando-a o título de “Cidade Poesia”; a Biblioteca Patativa do Assaré é nosso grande orgulho”, disse a secretária, visivelmente tratando-a como uma filha.
Na programação do décimo sexto aniversário terá um evento especifico, na próxima sexta-feira, dia 29, em frente a biblioteca, A Secretaria Municipal de Cultura espera um grande público no evento que terá início a partir da 18h, e contará com amantes da cultura do município e de toda região.
      
FONTE: ASCOM PMVN
FOTOS: JOTA FERREIRA
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: