Diversas atividades marcam os dois primeiros dias da 5ª semana do bebê em Vila Nova

De 24 a 27 de outubro está acontecendo em Vila Nova do Piauí a “V Semana do Bebê”, que é realizada pela Prefeitura Municipal, e acontece de forma integrada por todas as secretarias que trabalham as ações em prol da 1ª infância do município.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
DSC_0453jota fotografias.JPG
Na manhã da última segunda-feira, 24, foi aberta oficialmente a V semana do Bebê, no Ponto de Cultura, “Flor do Sertão”, profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Comissão Intersetorial e NUCA tiveram um verdadeiro show de música, aprendizagem e compartilhamento de saberes com a presença do Músico, Ezequiel Veloso que é professor do Conservatório de Música Santa Cecília em Picos e professor da UFPI. Ele ministrou uma oficina intitulada de ‘Cuidando de quem ama”.
DSC_0460jota fotografias.JPG
Para Marli Veloso, Secretária Municipal de Cultura e organizadora da abertura da V semana do bebê a ação foi pensada para os profissionais que cuidam das crianças de Vila Nova. ” Nosso entendimento é que o acesso as artes,humaniza as pessoas e reflete diretamente na sua vida  pessoal e profissional. Acreditamos que a música tem o poder de sensibilizar as pessoas e contribuem para a qualidade de vida. Já dizia Platão ‘ A música é remédio para a alma’, daí a importância de ter uma atenção e cuidar de quem cuida das crianças. A música é sem dúvida um elementos transformador das práticas sociais.” Explica Marli.
Dando continuidade na terça-feira, 25,  segundo dia, pela manhã, na sede do município, as fisioterapeutas Mikaella Rocha e Samanda, estiveram com as gestantes e mães de crianças de 0 a 1 ano de idade. Onde entregaram panfletagem com orientações posturais para gestantes e realizaram uma oficina de brinquedo para a estimulação da criança. As ações do dia foram de responsabilidades da Secretária Municipal de Saúde.
DSC_0501jota fotografias.JPG
Ainda na manhã da terça-feira, 25, o Dentista. Dr. João Antônio, apresentou um vídeo intitulado de ‘A lenda do reino do dente’ as crianças da creche do Povoado São João Batista e fez escovação supervisionada ensinando os primeiros passos para a escovação.
DSC_0518jota fotografias.JPG
 A mesma ação aconteceu na parte da tarde na Creche Proinfância Professor Osvaldo na sede do município.
DSC_0461jota fotografias.JPG
Rosimar Batista avalia a semana do bebê como positiva. ” É mais uma semana de ações em prol das nossas crianças e nós que fazemos a administração temos feito de tudo para garantir esse direito, prezando pela qualidade das atividades realizadas.” Pontua.
Fonte: Iago Sousa/ASCOM via Cidades na Net
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: