Piauí reduz em 60,3% os casos de dengue, diz secretaria de saúde

PIAUÍ - De janeiro até essa terça-feira (12), o Piauí notificou 1.305 casos de dengue, uma redução de 60,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 3.285 casos.


Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação/Pixabay)

De acordo com o boletim da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde, em 2016, a notificação dos casos foi realizada por 105 municípios piauienses, o que aponta uma redução de 17,3% também em relação ao ano passado.

Apesar da significativa redução dos casos notificados, estado, municípios e a sociedade em geral devem continuar em alerta para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Todos devem verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo auxiliam no controle da doença.

O estado e os municípios têm intensificado a visita aos domicílios garantindo 98% de cobertura nas zonas urbana e rural através dos agentes comunitários de endemias em cumprimento ao Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia (PNEM/PI).

Microcefalia

O boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 154 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso. Destes, vinte e cinco continuam em investigação, 72 já foram confirmados e 57 descartados.

Números da Zika e Chikungunya

O Piauí notificou oito casos suspeitos de zika vírus e 19 de febre chikungunya e um caso confirmado laboratorialmente.

Fonte: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem