Cacau em pó: benefícios que vão além da sensação de bem-estar

18 maio

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados do mundo. É, de fato, delicioso, pode ser consumido das mais variadas maneiras, deixa qualquer receita mais gostosa, e ainda carrega a fama de ser um grande aliado no combate ao mau humor.
Mas será que este benefício atribuído ao chocolate realmente faz sentido? Por que o alimento é tão conhecido por proporcionar sensação de bem-estar?!
A resposta está no cacau, seu principal ingrediente – que, entre outras vantagens, proporciona prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina.
Porém, é claro, todo mundo sabe que não é recomendável consumir chocolates em grandes quantidades e com muita frequência. Isso porque, no chocolate, além do cacau, são incluídos diversos ingredientes que o tornam gorduroso, calórico – o que pode, no caso de um consumo exagerado, levar à obesidade e causar outros problemas sérios de saúde.
Dessa forma, a melhor maneira de usufruir dos benefícios que o cacau pode oferecer – e que não se resumem somente a proporcionar a sensação de bem-estar – é consumi-lo em pó e sem a adição de açúcar.
Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.
Benefícios do cacau em pó à saúde
As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras. Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.
Conheça os principais benefícios que o cacau pode oferecer à saúde:
  1. É antioxidante
Fernanda Machado, nutricionista da Nutri Import, destaca que o cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.
  1. Melhora o humor
Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.
“O cacau eleva os níveis de serotonina – neurotransmissor que melhora o humor –, é fonte de dopamina – que atua no controle do movimento, memória e sensação do prazer – e feniletilamina – que atua no sistema nervoso central –, gerando uma boa sensação de bem-estar”, ressalta Fernanda.
  1. É benéfico para o intestino
O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.
  1. É aliado do coração
Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.
O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.
  1. Beneficia pessoas com diabetes
O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes, pois está relacionado com melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença).
Cacau em pó: aliado no emagrecimento?
Além de ajudar a evitar o envelhecimento precoce, proteger o coração, melhorar o humor, o cacau em pó pode ser ainda um grande aliado de quem deseja perder uns quilinhos.
O cacau é rico em polifenóis – substância que, além de antioxidante (combate os efeitos dos radicais livres no organismo), é considerada termogênica, ou seja, está relacionada à queima de gordura.
Claro, para isso, o cacau deve ser incluído em uma dieta equilibrada, orientada por um nutricionista.
Fernanda acrescenta que o cacau em pó é um grande aliado na dieta e vida saudável, pois proporciona, além de benefícios, uma sensação de prazer e gostosura, “o que o faz ser uma boa indicação para aqueles momentos em que a pessoa tem vontade de comer chocolate”.
Como consumir o cacau em pó?
O cacau em pó pode ser utilizado nas mais variadas receitas saudáveis. De acordo com Fernanda, boas dicas são utilizá-lo na preparação de bolos, cookies, panquecas, vitaminas.
“Uma boa opção é colocar também o cacau polvilhado no iogurte, na banana quente e com frutas. O que vale é utilizar a criatividade de acordo com o gosto de cada um”, acrescenta a nutricionista.
Fernanda destaca que o cacau não é doce. “Portanto, dependendo da receita, é necessário utilizar adoçante ou mel, agave, adoçante natural ou açúcar mascavo. Não é necessário adoçar quando for utilizar nas frutas”, diz.
A quantidade recomendada para consumo varia muito de pessoa para pessoa e deve ser indicada por um nutricionista ou nutrólogo, para que os benefícios do cacau de fato possam ser aproveitados.
“Como o cacau tem forte sabor, geralmente não é necessário usar muito. A quantidade vai depender também da receita”, acrescenta Fernanda.
Receitas saudáveis com o cacau
  1. Banana com cacau para o pré-treino
Ingredientes
– 1 banana prata
– 1/2 colher (café) de cacau em pó
– 2 colheres (sopa) de aveia
– 1 colher (sobremesa) de melaço de cana
– 1/2 colher (café) de canela
Modo de preparo: Basta cortar ou amassar a banana e acrescentar os demais ingredientes.
  1. Vitamina com banana e cacau
Ingredientes
– 200ml de água ou leite de amêndoas
– 1 colher (chá) de cacau em pó
– 1 banana prata
– 1 colher (sopa) de aveia
– 1 colher (sopa) de amaranto
– 1 colher (chá) de chia
– Canela em pó a gosto
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente gelo e sirva.
  1. Bolo integral de cacau
Ingredientes
– 2 xícaras de farinha de trigo integral
– 4 colheres (sopa) de cacau em pó
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 1/2 xícara de adoçante forno e fogão sucralose ou outro de sua preferência
– 1/2 xícara de óleo de coco
– 2 xícaras de água
Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes, deixando por último o fermento. Coloque em uma forma untada com óleo de coco e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 a 45 minutos ou até o palito sair seco.
Agora você já tem algumas dicas para incluir o cacau em pó na sua alimentação. Mas lembre-se: para usufruir de todos os benefícios que ele pode oferecer, o ideal é seguir sempre as orientações de um nutricionista.

Fonte: Dicas de Mulher
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: