Piauí inicia Campanha de Multivacinação na segunda-feira (19)

PIAUÍ - A Campanha de Multivacinação no Piauí terá início no dia 19 de setembro e segue até o dia 30, sendo o Dia D no dia 24, seguindo calendário definido pelo Ministério da Saúde. Este ano, a ação será voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. 

(Imagem: Reprodução)
A coordenadora estadual de Imunização, Kassia Barros, reforça que “é importante que a população compareça às unidades de saúde levando as cadernetas de vacinação para que sejam avaliadas e atualizadas”.

Durante a campanha, estarão disponíveis as seguintes vacinas: hepatite A, hepatite B, tetraviral, pentavalente, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e poliomielite.

Além disso, a coordenadora chama atenção ainda para as crianças de 10 a menores de 15 anos, tendo em vista as baixas coberturas vacinais nessa faixa etária, principalmente em relação à vacina contra o HPV, que protege contra o câncer do colo do útero.

“A cobertura vacinal em todo o país está abaixo da média esperada. Por isso, pedimos que pais e responsáveis compareçam aos postos de saúde e levem as meninas para tomar a primeira dose, ou a segunda porque muitas tomam a primeira, mas não comparecem para tomar a segunda para estarem realmente protegidas”, finalizou Kassia Barros.

No dia 05 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou uma mobilização com profissionais de saúde de todo o Piauí para apresentação de informe técnico sobre a campanha e tabela de utilização das vacinas.

Mudanças no calendário

Em janeiro de 2016, o ministério promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O Calendário Nacional de Vacinação tem alterações rotineiras e periódicas em função de mudança na situação epidemiológica, nas indicações das vacinas ou na incorporação de novas vacinas.

Mudanças deste ano:

Poliomielite

O esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral – VOP (gotinha). Até 2015, o esquema era de duas injetáveis (VIP) e três orais (VOP). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e como parte do processo de erradicação mundial da pólio. Vale ressaltar que essa substituição não prejudica a proteção das crianças, que já ficam imunizadas com as três doses injetáveis.

HPV

O esquema vacinal passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Os estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres vivendo com HIV entre 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

Meningocócica

O reforço, que anteriormente era administrado aos 15 meses, passou a ser administrado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

Pneumocócica 

Redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente. Passou a ser administrada em duas doses, aos 2 e 4 meses, com um reforço preferencialmente aos 12 meses, que pode ser recebido até os 4 anos. Essa recomendação também foi tomada em virtude dos estudos mostrarem que o esquema de duas doses mais um reforço tem a mesma efetividade do esquema três doses mais um reforço.

PNI 

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui cerca de 300 milhões de imunobiológicos anualmente, dentre vacinas e soros, além de oferecer à população todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação. Nos últimos cinco anos, o orçamento do PNI cresceu mais de 140%, passando de R$ 1,2 bilhão, em 2010, para R$ 2,9 bilhões, em 2015.

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem