Portal É Notícias
radio vila nova fm
vlnet1
TV
RESFRIAR
2019
vlnet2
#História

Em Alagoinha do Piauí, livro “Apontamentos para a Genealogia da Família Brito” é lançado em praça pública e marca história no município; Veja fotos

O Projeto do livro “Apontamentos para a Genealogia da Família Brito” começou a ser pensado ainda no ano de 2011

Blog do Professor Totonho

Blog do Professor TotonhoNotícias de Vila Nova do Piauí, sobre Educação, Religiosidade e Política, entre outros. Antonio Manoel da Silva tem 59 anos, é professor efetivo do Estado do Piauí, casado com Francisca Adelina, tem 08 filhos, 10 netos e 01 bisneto. Foi o primeiro Prefeito de Vila Nova do Piauí-PI (1997/2000). É atual Supervisor de Ensino da Educação Estadual.

22/06/2019 08h38
Por: Redacao
Fonte: Portal CG Notícias
Foto: CG Notícias
Foto: CG Notícias

Na noite desta quinta-feira, 20 de junho de 2019, o lançamento do livro “APONTAMENTOS PARA A GENEALOGIA DA FAMÍLIA BRITO”, que relata a chegada dos colonos às terras que hoje correspondem ao município de Alagoinha do Piauí e demais municípios da região, de autoria dos escritores Honorato Lima, Samuel Nascimento e Getúlio Brito, e que representa um marco na história do município de Alagoinha do Piauí e da família Brito.

O Projeto do livro “Apontamentos para a Genealogia da Família Brito” começou a ser pensado ainda no ano de 2011, em uma parceria dos amigos Samuel Nascimento e Honorato Lima. No decorrer das pesquisas, várias pessoas somaram forças ao projeto, entre elas, o grande conhecedor das histórias da família, Getúlio Brito.

Para chegar ao resultado que permeia o livro, uma série de entrevistas foram realizadas com descendentes da família Brito em Alagoinha, Serra Velha, Areia Branca, Vila Nova do Piauí e em mais de 10 municípios do Estado. Somando a isso, foram realizadas visitas a cartórios, igrejas, arquivos públicos, museus, bibliotecas, cemitérios e pontos históricos do Estado.

Após a noite de novena dos festejos de São João Batista, a Praça São Francisco, em Alagoinha do Piauí, foi palco do lançamento do livro. Centenas de pessoas prestigiaram o lançamento do livro que descreve a forma de educação, cultura, religião e lazer da Família Brito na região.

Fazendo a abertura do evento, um dos autores do livro, Samuel Nascimento, falou em forma de agradecimento que a Família Brito estava em festa com o lançamento do livro. “20 de junho de 2019 nossa cidade está em festa. Festa de cultura. Festa da historia do povo alagoinhense. Festa da grande cultura. Festa da grande família Brito de Areia Branca. Há 5 anos atrás, poucos acreditavam em nossa promessa de fazer um livro contando nossa história. Mas veja só, Deus é tão bom, a luta foi grande, mas aqui estamos com o livro em mãos e a praça repleta de amigos . E assim,  damos início ao nosso cerimonial de lançamento do livro “APONTAMENTOS PARA A GENEALOGIA DA FAMÍLIA BRITO”.

Em seguida, o autor convidou colaboradores do livro para participar da mesa de honra. “Para que o lançamento do livro se tornasse realidade, contamos com a ajuda  várias pessoas, algumas, no entanto, foram essenciais. os guardiões da história, colaboradores do nosso projeto. Então, o convidamos para participar da nossa mesa”, disse Samuel ao fazer o convite.

Foram convidados (as) a escritora Maria Assunção Rocha; Maria Aparecida Fialho, representando seu Manoel Joaquim de Lima; o Poeta Otaviano Cena; O professor Gilberto José de Brito, também representando seu avô Cassiano Ricardo de Brito; dona Quininha, representando sua filha Edileusa Carvalho e cunhada Alaíde de Carvalho Rego; Nair de Sousa Brito, representando José Justino de Brito; Professor Antônio Manoel da Silva; Dona Venina Ana de Brito; Comerciante Faustino Victor de Lima; Leonardo Brito; a escritora Fidélia Rocha; o jornalista Jonas Rocha, dentre outros.

Em seguida foram convidadas as autoridades presentes para fazer parte da mesa de honra, o prefeito de Alagoinha do Piauí, Jorismar Rocha; a Primeira Dama e Secretaria de Educação de Alagoinha do Piauí, Anatália Rocha; o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito; a Primeira Dama de Vila Nova do Piauí, Ana Carolina; a Escritora Eva Graça Brito; O professor Edvarton Cavalcante; o sindicalista Eli Brito; o presidente da Câmara Municipal de Alagoinha, vereador Adilson Nunes; Secretária de Assistência Social, Maria de Lurdes; Secretário de Administração Flavio Rocha; Secretária de Saúde Amélia Sá; Padre Manoel; professora Valmira Sá; Pastora Ana Maria de Sousa Brito; pregadora Lilia Carvalho; Dra. Maria Pia de Lima; Dra. Fábia Lima; Professora Edine Brito; Regivalda Sousa, dentre outros.

Após a composição da mesa de honra foi executado o hino Municipal de Alagoinha do Piauí.

Em seguida varias apresentações culturais, como teatro, depoimentos e declamação de poemas foram realizados durante o cerimonial de apresentação do livro.

Iniciando as apresentações, Paula Cavalcante fez a leitura da apresentação do livro. “É com grande alegria que vos apresento o livro “APONTAMENTOS PARA A GENEALOGIA DA FAMÍLIA BRITO”, livro este que reúne nosso estudo sobre a origem, evolução e disseminação das varias gerações da família Brito, presente no Estado do Piauí há mais de 300 anos. Apresentando também a contribuição da família Brito para o processo de colonização e desenvolvimento do município de Alagoinha do Piauí e demais municípios da Região, para a cultura, saber e religiosidade de nossa gente.”.

Em seguida Ana Paula Oliveira, Maria Etelvina e Valdeana Brito fizeram a leitura da biografia dos autores.

Honorato Lima é Licenciado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), funcionário contratado da Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí-PI e pesquisador genealógico.

Samuel Nascimento é Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Poeta, Escritor, Cordelista, autor de 2 livros de poesias e 7 livros de Cordel e pesquisador das histórias da Família Brito e sua Genealogia.

Getúlio Brito é Bacharel em Marketing Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Escritor, Poeta, Empresário e um grande conhecedor das histórias da Família Brito e sua Genealogia.

Seguindo as apresentações, o jovem ator Reginaldo Neto apresentou versos do poeta alagoinhense Otaviano Arcênio de Brito.

Em seguida, o jovem Marcos Carvalho apresentou na íntegra o discurso de Salomão Caetano, quando assumiu a posse da prefeitura de Alagoinha do Piauí em 1992 na sua segunda pose como prefeito do município. O ex-prefeito representava luta, determinação e progresso com suas palavras de carinho e preocupação por aquele povo, falado pelo jovem alagoinhense.

Dando continuidade ao evento a Escritora Eva Graça Brito fez a exclamação de poemas de sua autoria. E o grupo de jovens do Povoado Serra Velha apresentou a coreografia da musica “Desligue a TV” de autoria de um dos cordelistas do Brasil, Beto Brito, descendente legítimo da Família Brito de Areia Branca.

O jovem Leonardo Brito, trazendo versos do poeta homenageado Adão Chagas de Brito, e o poeta Joaquim de Beu de Serra Velha, realizaram mais apresentações de versos.

Na sequência, teve apresentação da banda da Igreja Batista de Serra Velha, com a música a história do maior AMOR, e o coral vozes de São João com apresentação do Hino do Jubileu dos 70 anos de festejo a São João Batista.

Encerrando as apresentações, o professor Gilberto José de Brito homenageou com um poema o seu avô Cassiano Ricardo de Brito (in memória), colaborador, em grande parte do livro.

Após as apresentações, o autor Honorato Lima realizou o discurso de agradecimento. “Primeiramente, boa noite a todos que se encontram nesta noite memorável para a história de nossa querida Alagoinha e região. Agradecer a Deus por nós permitir estar aqui e a cada pessoa que se dispôs a sair de suas casas e cidades vizinhas para participar e celebrar a cultura e a história da família Brito junto conosco e aos amados conterrâneos presentes que vieram de diversos estados do país”.

“Quero dizer que esse momento marcante e inesquecível não seria possível, sem a colaboração de cada pessoa que contribuiu de alguma maneira para realização dessa grande festa cultual e histórica. Dedico essa obra a todos alagoinhenses de diversas  famílias das quais contribuíram para o nosso crescimento e que tiveram a grandeza, sabedoria e humildade de repassar suas memórias e conhecimento, em nome dos saudosos, o poeta Adão das Chagas Brito e o senhor Cassiano Ricardo de Brito,  peças fundamentais para nossa pesquisa  fazendo com isso, com que a nossa cultura ,tradição e historia ficasse preservada para futuras gerações”.

Facultado a palavra para a mesa de honra, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito, disse que a família Brito por onde habita desenvolver talentos na musica, na cultura, de pessoas que estudam para melhor representar sua Família. “Quero dizer que estou feliz com o trabalho dessas crianças, desses meninos, que fizeram um brilhante trabalho. Eu acho que não teria coragem de fazer isso que eles fizeram, estou aqui falando como professor e não como prefeito e dizer que foi aqui em Alagoinha que iniciei meus estudos, nasci nesse município na localidade Pedras, me orgulho em ver todo esse pessoal aqui, e ainda mais em fazer parte dessa família. Família simples e humilde, mas uma família que tem um legado muito grande na historia de Alagoinha, de Vila Nova, de São Julião e outros lugares por onde habita a família Brito. A gente percebe que foram famílias que desenvolveram talentos, como na musica, na cultura, enfim, pessoas que estudaram e buscaram o melhor para representar suas famílias, então, deixou o muito obrigado por participar desse lançamento, obrigado pelo convite”.

O prefeito Jorismar Rocha, disse que a família Brito é de grande importância dentro de Alagoinha, e que contribuiu, está contribuindo e vai continuar contribuindo para o desenvolvimento do município.  “Quero dizer a todos aqui presentes, principalmente aos escritores, que é uma felicidade enorme podermos está participando, não só hoje, mas  em vários dias durante o ano de lançamento de várias publicações de livros de filhos do nosso município. Nosso município já tinha  sido destacado na rede nacional com notícias negativas, mas já foi comprovado que os talentos da nossa cidade não são poucos. Tenho procurado incansavelmente apoiar a educação do nosso município. Fui procurado pelos autores desse livro que está sendo lançado hoje, dei o apoio necessário dentro das possibilidades e agradeço a cada um pela participação, que veio prestigiar essa apresentação da família Brito, uma família de grande importância dentro do nosso município, que contribui, está contribuindo e vai continuar contribuindo para o desenvolvimento dessa cidade”.

Em sequência, a programação teve continuidade com show ao vivo de Lorinha e Banda.

Após o cerimonial de lançamento, os autores Samuel Nascimento e Honorato Lima ainda realizaram uma sessão de autógrafos.

Em conversa com o CGNotícias, o autor Samuel Nascimento disse que a venda dos livros foi satisfatória, e que o lançamento aconteceu confirme o planejado. “O lançamento aconteceu conforme o planejado. Um evento do povo e para o povo. Contamos com um grande público, não só de Alagoinha, como também de várias cidades de nossa região, e também de outros estados,  como Maranhão, Ceará, e Distrito Federal”.

“Ainda nas primeiras horas da manhã de hoje, 21, recebi dezenas de mensagens, com elogios pela organização do lançamento. Agradecemos a todos que participaram de nosso evento, de modo especial aqueles que nos ajudaram na organização. Muito obrigado”, concluiu Samuel Nascimento.

Confira mais imagens do lançamento:

Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 06h05
22°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 21°
22°

Sensação

23.5 km/h

Vento

75.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
PatyStore
Blogs e colunas
Equipe R&R - Sua ideia é tudo!
Últimas notícias
Mais lidas