Sábado, 18 de agosto de 2018
89 99402-6942
Geral

24/05/2018 ás 09h45 - atualizada em 24/05/2018 ás 10h15

Redacao

Vila Nova do Piauí / PI

Aprenda como pedir sua aposentadoria por idade
Nos dias de hoje falar em aposentadoria é simples, já conseguir se aposentar pode não ser tão fácil quanto deveria ou poderia ser.
Aprenda como pedir sua aposentadoria por idade
Foto: Reprodução Internet

Os motivos que fazem do pedido de aposentadoria uma maratona de idas e vindas, de não(s) e de sim(s), de erros e acertos, vai do duríssimo momento econômico que o Brasil está passando, da falta de preparo de um servidor público no trato ao trabalhador e até mesmo do desconhecimento de quem quer apresentar o requerimento de sua aposentadoria junto à Previdência Social.


Então se você estiver chegando na idade de ter direito ao benefício, faça suas pesquisas e tenha em mãos toda a papelada que será necessária ao andamento do processo, para evitar ter seu benefício negado. 


O requerimento da aposentadoria, quando apresentado  será analisado, e para ser deferido (ou aceito), o requerente deverá preencher todos os requisitos necessários à espécie de benefício solicitado. Entre essas espécies de benefícios figura a aposentadoria por idade.


Dados estatísticos oficiais mostram o seguinte cenário de benefícios concedidos aos trabalhadores urbanos e trabalhadores rurais, inclui-se como trabalhador rural o agricultor familiar, o pescador artesanal, o indígena:


   No ano de 2009, a Previdência Social concedeu 4,5 milhões de benefícios, sendo


·         83,9% aos previdenciários,


·         7,9% aos acidentários


·         8,1% aos assistenciais.


 A aposentadoria por idade foi uma das espécies mais concedidas em 2009, ocupando 13,5% do total, aproximando-se de 607.500 requerimentos aprovados.


 Os apontamentos chegam ao ano de 2016 mostrando 5,1 milhões de benefícios concedidos , dos quais temos 662.366 requerimentos da mesma espécie por idade, sendo:


·         362.486 aposentadorias por idade na área urbana


·         299.880 aposentadorias por idade na área rural


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PEDIR SUA APOSENTADORIA


Além da idade mínima exigida para a aposentadoria por idade, para ter direito ao benefício, o segurado deverá comprovar o pagamento do tempo mínimo de 180 meses de contribuição.


Este benefício abrange os trabalhadores urbanos e os trabalhadores rurais, com pequenas diferenças relativas à idade e documentos exigidos a cada um para dar a entrada no requerimento de aposentadoria.


Para saber o valor de sua aposentadoria por idade em: http://advogadosativistas.com/aposentadoria-por-idade-urbana/


Os trabalhadores urbanos ou seus dependentes podem requerer o benefício à partir de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, devem comprovar o pagamento dos 180 meses de contribuição e apresentar a documentação original exigida, que é:


Ø  Documento de identificação válido e com foto;


Ø  Número do CPF;


Ø  Carteiras de trabalho, carnês de contribuição ou documentos que comprovem o pagamento das contribuições ao INSS.


Os trabalhadores rurais e pescadores artesanais e indígenas, também chamados de Segurados Especiais são contemplados com uma redução de cinco (5) anos na idade mínima, e terão direito ao benefício a partir de 60 anos para homens e 55 anos para as mulheres, lembrando que o Segurado Especial deverá estar exercendo atividade nesta condição no momento da solicitação.


A documentação a ser apresentada pelos Segurados Especiais é a seguinte:


Ø  Documentação de identificação válida e com foto;


Ø  Número do CPF;


Ø  Carteiras de trabalho, carnês de contribuição ou documentos que comprovem o pagamento das contribuições ao INSS;


Ø  O Segurado Especial deverá apresentar documentação que comprove sua situação de trabalhador rural ou pescador artesanal, que pode ser com declaração do sindicato, contratos de arrendamento, documentos da época em que conste sua ocupação.


Para o Segurado Especial existe uma extensa lista de documentos que podem ser apresentados, o trabalhador rural pode ficar tranqüilo pois embora a lista de documentos que se apresenta seja muito grande , cerca de 40 documentos, ele não precisará apresentar todos os documentos que aparecem na lista.


E caso não consiga comprovar sua condição de Segurado Especial, poderá dar entrada com o requerimento quando tiver a idade exigida ao trabalhador urbano.


A lista de documentos e formulários que o site oficial do INSS apresenta pode ser encontrada e baixada com facilidade no Site Oficial.

FONTE: Ana Thayssa Ulisses

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados :: Portal Vila Nova Noticias