Terça, 30 de Novembro de 2021
27°

Pancada de chuva

Vila Nova do Piauí - PI

Cidades #ONU

Estudante de São Julião vence concurso internacional de vídeos da ONU e é convidado para a COP26 na Europa

O concurso contou com a participação de dezenas de jovens de diferentes países do mundo com idades entre 16 a 24 anos. As inscrições tiveram início no dia 22 de março e terminaram no dia 31 de maio.

14/08/2021 às 07h33
Por: Redacao Fonte: Piauí em Foco
Compartilhe:
Imagem: Reprodução/Piauí em Foco
Imagem: Reprodução/Piauí em Foco

O jovem estudante sãojuliãoense, Carmo Santos, de 18 anos de idade, venceu uma competição internacional de vídeos da ONU – a Organização das Nações Unidas.

Trata-se do ‘Human Rights Youth Challenge’, em tradução livre: ‘Desafio Juvenil de Direitos Humanos’, realizado anualmente pelo setor de água e saneamento do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

O concurso na sua quarta edição, contou com o tema “Mudanças climáticas e direitos humanos à água e ao saneamento”. Carmo Santos foi o 2° brasileiro que ganhou o desafio na história da disputa.

O resultado do grande vencedor foi anunciado pelo Relator Especial da ONU-ÁGUA, Sr. Pedro Arrojo, no início da manhã dessa quinta-feira, 12 de agosto, – em comemoração ao dia internacional da juventude.

Anúncio oficial:

 

Tradução do anúncio oficial realizado pelo Relator Especial da ONU-Água, Pedro Arrojo.

O concurso contou com a participação de dezenas de jovens de diferentes países do mundo com idades entre 16 a 24 anos. As inscrições tiveram início no dia 22 de março e terminaram no dia 31 de maio.

Assista ao vídeo:

Vale ressaltar que Carmo Santos é oriundo de escola pública, o estudante concluiu o ensino médio na unidade escolar estadual Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, e atualmente cursa Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ele é filho de Lucilene Santos e de Francisco Sousa, conhecido popularmente como ‘Reis do Carmo’.

“Eu decidi participar da competição e produzir o meu vídeo porque esses são assuntos muito caros para as pessoas da minha região e também para os jovens da minha geração. Falar sobre como as mudanças climáticas irão tornar o acesso a água potável e ao saneamento cada vez mais difícil, especialmente para as pessoas mais socialmente vulneráveis, é falar sobre condições básicas de vida. Então fiquei muito feliz ao receber o anúncio do resultado, pois além de uma conquista pessoal enorme é imensamente gratificante ter a oportunidade de compartilhar a mensagem do meu vídeo para o mundo todo” disse.

Além de vencer a competição, o estudante foi convidado pelo Relator Especial da ONU-Água, Pedro Arrojo, para participar e discursar em um evento à margem da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) que este ano será realizada em Glasgow, no Reino Unido, onde líderes de 196 países se reunirão entre os dias 1º e 12 de novembro para uma grande conferência sobre as mudanças do clima e como os países pretendem combatê-la.

Representando a região Nordeste, o estudante Carmo Santos e a professora Lidiane Carvalho são premiados pela Câmara dos Deputados

Além disso, o aluno Carmo Santos e a professora Lidiane Carvalho, da Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra também foram premiados no final do ano passado pela Câmara dos Deputados, em uma solenidade transmitida ao vivo pela TV Câmara.

Eles venceram uma competição nacional que tinha como tema a Lei Maria da Penha. O jovem esteve entre os vencedores nacionais e foi o grande vencedor da região nordeste na 7ª edição do Concurso de Vídeos Curtos da Câmara dos Deputados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vila Nova do Piauí - PI Atualizado às 09h44 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 31°

Qua 33°C 21°C
Qui 33°C 22°C
Sex 34°C 22°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete