Domingo, 26 de Setembro de 2021
30°

Poucas nuvens

Vila Nova do Piauí - PI

Geral Piauí

Agespisa presta esclarecimentos sobre cobrança da taxa de esgoto em Floriano

Tarifa vai atingir exclusivamente os locais que já contam com rede coletora. Cálculo da taxa de esgoto se fundamenta em norma técnica da ABNT

23/07/2021 às 21h10
Por: Redacao Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Na manhã desta sexta-feira, 23, representantes da Agespisa, do Ministério Público do Piauí e do Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) se reuniram para tratar sobre a cobrança da taxa de esgoto na cidade de Floriano, localizada a 248 quilômetros de Teresina.

A audiência foi proposta pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Floriano. Participaram do encontro o promotor de Justiça José de Arimateia Dourado, o superintendente de Negócios da Agespisa Paulo Roberto Couto, o gerente regional Carlos Afonso Rocha, e a coordenadora do Procon Municipal, Thamiris Ceres Lopes.

Os representantes da Agespisa prestaram informações e esclarecimentos sobre a operação da primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário de Floriano e as taxas que serão cobradas pelo serviço a partir da segunda quinzena de setembro. O objetivo do Ministério Público e Procon foi verificar a legalidade dos termos da cobrança, assegurando os direitos do consumidor.

Executado através de parceria da Prefeitura de Floriano com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), o sistema recebido pela Agespisa vai beneficiar 30% dos moradores nesta primeira fase.

Paulo Roberto Couto explicou que a cobrança da tarifa vai atingir exclusivamente os locais que já contam com rede coletora e que o cálculo da taxa de esgoto se fundamenta em norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que fixa o coeficiente de retorno de 0,8, viabilizando a cobrança de 80% do valor do consumo da água. A tarifa foi aprovada pela Agrespi (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí).

“A audiência com o Ministério Público e o Procon foi uma excelente oportunidade para passar informações sobre o serviço que já está sendo prestado e a taxa cobrada. A parcela da população atendida está sendo devidamente informada sobre o novo serviço para que todos possam fazer suas ligações de esgoto e usufruir dos benefícios”, ressaltou o superintendente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vila Nova do Piauí - PI Atualizado às 10h45 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 34°

Seg 34°C 19°C
Ter 33°C 20°C
Qua 33°C 21°C
Qui 33°C 20°C
Sex 37°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete