Sábado, 24 de Julho de 2021 10:14
89 99402-6942
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova elaboração anual de estatísticas sobre violência contra pessoas com deficiência

Proposta altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência

15/07/2021 22h00
Por: Redacao Fonte: Agência Câmara de Notícias
Maria Rosas: não há dados confiáveis sobre a violência contra esse público - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Maria Rosas: não há dados confiáveis sobre a violência contra esse público - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina ao Poder Público a elaboração, no mínimo anualmente, de estatísticas sobre violência contra pessoas com deficiência.

A medida está prevista no Projeto de Lei 496/20, do deputado Geninho Zuliani (DEM-SP). O texto foi aprovado por recomendação da relatora, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP).

“A violência contra pessoas com deficiência é uma chaga que aflige a nossa sociedade, e notamos que esses crimes se encontram em alta. Contudo, é difícil fazer tal explanação, pois não possuímos dados estatísticos confiáveis”, afirmou a relatora. O texto inclui a medida no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Substitutivo
A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo que estabelece também que as estatísticas produzidas alimentarão a base de dados do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

“Podemos solicitar às bases do Sipia e do Sinan que tenham um campo específico que indique, no momento do registro de violência, se a pessoa tem ou não deficiência, além de identificar se a vítima é homem ou mulher e a sua idade, a fim de direcionar políticas públicas para o enfrentamento do problema”, justificou Maria Rosas.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 10h03 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 29°

24° Sensação
31.9 km/h Vento
36.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens