Sábado, 24 de Julho de 2021 11:11
89 99402-6942
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate nova classificação da OMS que trata a condição de velhice como doença; assista

Objetivo é controlar a inflação, sem afetar a dívida pública

15/07/2021 17h35
Por: Redacao Fonte: Agência Câmara de Notícias
Decisão da OMS que inclui a velhice na lista de doenças vale a partir de 2022 - (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Decisão da OMS que inclui a velhice na lista de doenças vale a partir de 2022 - (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (15) para discutir a inclusão da velhice na Classificação Internacional de Doenças (CID), pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O debate será no plenário 12, às 10 horas, e poderá ser acompanhado de forma interativa pelo e-Democracia.

Assista no YouTube.

Confirmaram presença na audiência o médico epidemiologista e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Juan Escalante; o médico e gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade (Brasil) e co-diretor da Age Friendly Foundation, Alexandre Kalache; e a gerontologista Lidiane Charbel Souza Peres. Veja a lista completa de convidados.

A deputada Leandre (PV-PR), uma das autoras do pedido para realização da audiência, lembra que a nova edição de Classificação Internacional de Doenças, adotada em 2019 na Assembleia Mundial da Saúde e prevista para entrar em vigor a partir de 2022, trouxe uma alteração em que a condição de velhice passa a ser considerada doença.

"Importante ouvir especialistas que respondam a interrogações como: velhice então é uma doença, um sintoma, ou uma fase da vida? No que isso implica para a vida das pessoas idosas?", observa a deputada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 11h04 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. ° Máx. °

23° Sensação
29.1 km/h Vento
34% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °