Quinta, 21 de março de 2019
89 99402-6942
Play
Educação

15/02/2019 ás 12h02 - atualizada em 15/02/2019 ás 18h03

Jhônatas Luz

Vila Nova do Piauí / PI

E a Educação?
Professores do estado anunciam paralisação e protesto no início do período letivo
E a Educação?
Reprodução Internet

A SEDUC-PI (Secretaria de Educação do Estado do Piauí) determinou que nessa próxima segunda-feira (18/02), deve-se iniciar o período letivo de 2019 em todas as escolas estaduais. Mas em contrapartida, o governo do estado, na semana que antecede o início das aulas, fez um comunicado de que não haverá reajuste nos salários dos professores. Comunicado que não agradou e, diante disso, o SINTE-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) convocou uma manifestação e paralização nessa mesma data.


Segundo o portal “É Notícias”, conforme o que comunicou o secretário de governo Merlong Solano “o governo não dará o reajuste para os professores porque já extrapolou o limite prudencial de gastos com salários, de 46,55%, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).”. Com isso, o SINTE-PI fez o seguinte comunicado nesta terça-feira passada (14/02): “O Sindicato dos Trabalhadores em Educação convoca toda a categoria para se fazer presente na manifestação em prol do reajuste salarial de 4,17% para docentes e funcionários de escola. O ato acontece nesta segunda-feira (18) ao lado do Palácio do Karnak, a atividade foi uma das deliberações retiradas pelos associados na última assembleia realizada no dia (05) no Clube Social do SINTE-PI. O movimento objetiva pressionar o cumprimento do pagamento do reajuste do piso magistério e do corpo administrativo que não foi efetivado no mês de janeiro. A direção do sindicato já solicitou audiência com o Governo do Estado mas até o momento não recebemos nenhuma resposta. A direção do SINTE-PI reafirma o compromisso com a categoria na luta pelo reajuste salarial, valorização dos profissionais e pela qualidade da educação pública do Estado”.


Além dessa problemática toda, muitas escolas estaduais dependem do transporte das escolas municipais, e em vários municípios as escolas da rede municipal só iniciam o período letivo em março. Ou seja, os alunos que dependem do transporte escolar não têm condições de frequentar as aulas do mês de fevereiro, ficando prejudicados. Aliás, alguns municípios do estado ainda estão concluindo o período letivo de 2018 por conta da greve do ano passado, que também ocorreu por motivos de reajuste.


É esse o cenário desse início de ano no Piauí; O governo alega corte de gastos, pois o Estado passa por uma crise muito grave segundo o governador. - Algo que não se falou na campanha política do ano passado. E quem sai prejudicada nessa história? A Educação é claro.


Tudo isso só evidencia mais uma vez o quanto a educação no nosso país ainda é tratada de qualquer jeito, principalmente pelos gestores que têm “outras prioridades”. O que se espera, no entanto, é que a educação seja cada dia mais valorizada, assim como seus profissionais, para que o país se desenvolva e apresente, de fato, bons resultados nos índices educacionais.


 


Jhônatas de Araújo Luz é formado em Letras/Português pela UFPI, especialista em Literatura e Língua Portuguesa pela URCA, bacharelando em Teologia pela FAEPI, professor efetivo da rede estadual de ensino do Piauí, radialista, coordenador de biblioteca, presidente do CMDCA de Vila Nova do Piauí e segundo vice-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vila Nova do Piauí.

FONTE: Jhônatas Luz; Portal É Noticias/ SINTE-PI

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Blog do Jhônatas Luz

Blog do Jhônatas Luz

Blog/coluna Notícias evangélicas, da atualidade, entre outros. Ah, sobre cultura também!
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados :: Portal Vila Nova Noticias