Sábado, 24 de Julho de 2021 12:21
89 99402-6942
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão discute propostas brasileiras para conferência da ONU sobre mudanças climáticas

Cúpula deve reunir dirigentes de 196 países em busca de um acordo para manter o aumento das temperaturas abaixo de 1,5°C

18/06/2021 18h45
Por: Redacao Fonte: Agência Câmara de Notícias
Países vão discutir metas para limitar o aquecimento global - (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Países vão discutir metas para limitar o aquecimento global - (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados discute na próxima segunda-feira (21) as proposta que o Brasil levará à COP-26, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, prevista para novembro, na Escócia.

O debate foi proposto pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP), David Miranda (Psol-RJ) e Paulão (PT-AL). Eles explicam que alguns dos temas críticos de negociação na COP-26 dizem respeito à conclusão do chamado livro de regras do Acordo de Paris, ou seja, as orientações para implementação do tratado no âmbito da convenção.

"O fechamento dessas pendências contribuirá para o atingimento do objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento bem abaixo dos 2ºC, com esforços para não ultrapassar 1,5ºC de aumento da temperatura até o fim do século", afirmam os parlamentares no requerimento em que pedem a audiência.

Eles ressaltam ainda que há uma pendência "particularmente relevante" sobre mecanismos de mercado de carbono e abordagens não mercadológicas para cooperação no atingimento de metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC).

NDCs são documentos com o compromisso de cada país para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que todos os governos devem apresentar, para conseguir um acordo climático global.

Entre as divergências que impediram o fechamento dessa negociação, segundo os deputados, estão questões relacionadas à integridade ambiental do Acordo de Paris e a efetividade de tais instrumentos.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros:
- a representante do Observatório do Clima Suely Araújo;
- a representante do Conselho Indígena de Roraima Sineia Wapichana; e
- a representante da Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável Marina Grossi.

A audiência será realizada no plenário 5, a partir das 14h30.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 12h04 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

24° Sensação
27.3 km/h Vento
30.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens