Portal É Notícias
vlnet2
2019
vlnet1
radio vila nova fm
TV
RESFRIAR
#Literatura
Crônica sobre o “inverno” no Piauí: O sertanejo e sua solidão (Por Francisco de Assis Sousa)
Francisco de Assis Sousa é professor e cronista.
Blog da Patrícia Ramos

Blog da Patrícia RamosNotícias sobre Vila Nova, Saúde, Qualidade de vida, Dicas de Viagem, Receitas... Por Patrícia Ramos.

02/02/2019 14h19
Por: Redacao
Fonte: Blog do Prof. Francisco de Assis Sousa/Verdes Campos Sat
Foto: Francisco de Assis Sousa
Foto: Francisco de Assis Sousa

O SERTANEJO E SUA SOLIDÃO

É tempo de inverno. O sertanejo esperançoso preparou a terra. Fez a destoca, ateou fogo nos troncos que restaram. O tapete negro espera a chuva para receber as sementes de abóbora, melancia, feijão, milho e, em algumas regiões, algodão.

Enquanto a água não vem, o sol escancha na corcunda do homem da roça, mas não destrói a sua mania de persistir. “O sol está quente. É sinal que vai chover à tarde. Essa noite havia um lago no entorno da lua. Vai chover logo”, conversa consigo mesmo.

Os poucos pingos que cai lhe renova a alma. O som do enxadeco em contato com o terreno pedregoso espalha-se num eco estridente no vazio da mata. Com um movimento no pé, a semente some para debaixo da terra. Não demora e as primeiras folhas se abrem e o sol as recebe com esplendor. A lagarta já espera. Está faminta. Depois as borboletas irão colorir o ambiente.

O molhado apenas foi o suficiente para expulsar a vida que brota na cova. É preciso mais água, mas não tem nenhuma nuvem no céu. Desolado, olha da janela e vê o que restou. ”Se ainda chover, vou fazer a replanta”.

Francisco de Assis Sousa é professor e cronista. Email: [email protected]

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 23h55
26°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
27°

Sensação

20.1 km/h

Vento

56.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
PatyStore
Blogs e colunas
Equipe R&R - Sua ideia é tudo!
Últimas notícias
Mais lidas