Domingo, 16 de Maio de 2021 03:09
89 99402-6942
Senado Federal Senado Federal

Otto Alencar nega questão de ordem para adiar CPI da Pandemia

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que preside a reunião de instalação da CPI da Pandemia, negou nesta terça-feira (27) uma questão de ordem do senad...

27/04/2021 18h36
Por: Redacao Fonte: Agência Senado
Plenário da CPI da Pandemia na sessão para instalação do colegiado - Edilson Rodrgues/Agência Senado
Plenário da CPI da Pandemia na sessão para instalação do colegiado - Edilson Rodrgues/Agência Senado

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que preside a reunião de instalação da CPI da Pandemia, negou nesta terça-feira (27) uma questão de ordem do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que pretendia adiar os trabalhos do colegiado. Nogueira recorreu a um artigo do Regimento Interno do Senado que proíbe a participação de um mesmo parlamentar como titular de mais de uma comissão parlamentar de inquérito.

— Deveríamos suspender a atual sessão até que seja sanado um vício que não vejo como ser superado. Um senador só pode fazer parte de uma comissão como titular e de outra como suplente. Nós temos alguns casos aqui de senadores que fazem parte de mais uma CPI. Não quero criar nenhum problema, mas quero que isso seja sanado — afirmou Ciro.

Otto, que preside os trabalhos antes da eleição do presidente da CPI por ser o parlamentar mais idoso indicado para o colegiado, rejeitou a questão de ordem. Segundo o senador, o questionamento deve ser feito ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a quem cabe a designação dos membros das comissões parlamentares de inquérito.

— Em outras oportunidades várias CPIs foram instaladas, funcionando. Vossa Excelência está querendo dificultar a instalação da comissão. É uma decisão do presidente do Senado. A designação dos membros é feita pelo presidente do Senado. Cabe a Vossa Excelência questionar o presidente do senado — disse Otto , em reposta a Ciro. 

A pedido do senador piauiense, Otto concordou em submeter a questão de ordem ao Plenário do colegiado.

O líder do PSDB, senador Izalci Lucas (DF), que é relator da CPI da Chapecoense, disse ter consultado a Secretaria Geral da Mesa sobre a possibilidade de indicação de parlamentares que já atuam em outras comissões parlamentares de inquérito.

— Tive essa preocupação com as indicações. Por ser relator da CPI da Chapecoense, achei que não poderia participar. Consultei a Mesa e me disseram que a CPI da Chapecoense está suspensa, não está em funcionamento. E que eu poderia indicar qualquer membro, mesmo que estivesse no rol de outra CPI que não estivesse funcionando — relatou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 02h51 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

22° Sensação
22.2 km/h Vento
66.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Terça (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens