Sábado, 10 de Abril de 2021 09:14
89 99402-6942
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão mantém autorização ambiental para coleta de material biológico

Permissão precisa ser concedida pelo Ibama mesmo para empresas que já desenvolvem programas ambientais

31/03/2021 18h20
Por: Redacao Fonte: Agência Câmara de Notícias
Studart: autorização é essencial para possibilitar a fiscalização - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)
Studart: autorização é essencial para possibilitar a fiscalização - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou nesta terça-feira (30) proposta que dispensa as empresas de obter autorização prévia do Ibama para coleta e transporte de material biológico animal em processos de licenciamento ambiental.

O Projeto de Lei 9734/18 é do ex-deputado Julio Lopes (PP-RJ) e altera a lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81). Como foi rejeitado na única comissão de mérito, o texto será arquivado, a não ser que haja recurso ao Plenário da Câmara contra o arquivamento.

A rejeição foi recomenda pelo relator, deputado Célio Studart (PV-CE). Ele afirmou que a emissão da Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (Abio) é prevista em uma instrução normativa do Ibama e é essencial para a fiscalização e combate de atividades que ameacem a preservação do meio ambiente.

A Abio segue metodologia definida na norma do Ibama, que inclui análise técnica do plano e do cronograma de trabalho propostos, e também dos profissionais envolvidos.

“A vinculação da Abio à equipe técnica e ao cronograma é medida essencial para possibilitar a fiscalização ambiental e impedir que o documento seja utilizado para atividades como apanha, caça e coleta ilegal, bem como a bioprospecção com fins de biopirataria”, disse Studart.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 23° Máx. 33°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Segunda (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.