RESFRIAR
TV
radio vila nova fm
vlnet1
Portal É Notícias
vlnet2
2019
#Literatura
Literatura: Pedras que Cantam é lançado em Vila Nova do Piauí. Veja fotos!
O evento foi idealizado e realizado pela Secretaria de Cultura do município, dentro da programação do 17º aniversário da Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré, e da direção da U. E. Zacarias Manoel da Silva.
Blog da Patrícia Ramos

Blog da Patrícia RamosNotícias sobre Vila Nova, Saúde, Qualidade de vida, Dicas de Viagem, Receitas... Por Patrícia Ramos.

08/09/2018 11h26Atualizado há 8 meses
Por: Redacao
Fonte: Prof. Francisco de Assis Sousa e Cidades na Net
Foto: Cidades na Net
Foto: Cidades na Net
Foi lançado na tarde desta quinta-feira, 06 de setembro, na U. E. Zacarias Manoel da Silva, no povoado São João Batista, no município de Vila Nova do Piauí, o 3º livro de crônicas do professor Francisco de Assis Sousa, Pedras que Cantam.
Prof. Francisco de Assis Sousa apresenta a obra ao público.(Imagem:Cidades na Net)Prof. Francisco de Assis Sousa apresenta a obra ao público.

O evento foi idealizado e realizado pela Secretaria de Cultura do município, dentro da programação do 17º aniversário da Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré, e da direção da U. E. Zacarias Manoel da Silva.

Marli Veloso, secretária de Cultura de Vila Nova do Piauí(Imagem:Cidades na Net)Marli Veloso, secretária de Cultura de Vila Nova do Piauí

A cerimônia teve início com a fala da secretária de cultura, profª Marli Veloso, que ressaltou a importância da triade obra, leitor, autor, e que esse é um grande momento. Falou também sobre a obra do prof. Francisco de Assis Sousa: "Com um olhar arguto, capta a beleza do seu entorno e a transforma ora em verso, ora em prosa, ora em fotografia". 

Profª Luzia, diretora da Escola.(Imagem:Cidades na Net)Profª Luzia, diretora da Escola.

A diretora da escola, profª Luzia Eremita, fez a leitura do prefácio da obra, redigido pelo acadêmico da APL, Homero Castelo Branco, enquanto a professora Francisca Leal discorreu sobre a trajetória, sobre os serviços prestados pelo professor Francisco de Assis Sousa ao município de Vila Nova do Piauí.

Com o livro Vila Nova - Cidade Poesia, onde tudo começou.(Imagem:Cidades na Net)Com o livro Vila Nova - Cidade Poesia, onde tudo começou.

Na sequencia, uma breve biografia do autor foi lida pela professora Geovânia de Sá Assis, esposa do escritor.

Profª Geovânia apresenta a biografia do autor.(Imagem:Cidades na Net)Profª Geovânia apresenta a biografia do autor.

Como amostra do que está contido no Pedras que Cantam, estudantes do 6º ano da escola anfitriã, apresentaram a crõnica "É possível acreditar no ser humano?".

Com os alunos do 6º ano.(Imagem:Cidades na Net)Com os alunos do 6º ano.

Em sua participação, o professor Francisco de Assis Sousa falou da alegria e notoriedade que é vivenciar momentos como este diante de seus alunos, colegas de profissão e convidados. "Falar de leitura e literatura é sempre muito prazeroso, ainda se torna mais significativo por isso acontecer na escola onde eu trabalho". 

Com a equipe da biblioteca Patativa do Assaré.(Imagem:Cidades na Net)Com a equipe da biblioteca Patativa do Assaré.

O professor também ressaltou sobre a importância do trabalho da professora Marli Veloso, no município de Vila Nova do Piauí, e rememorou o tempo em que tudo começou. Falou dos concursos de poesia, realizados nos três primeiros anos do século XXI, e do projeto que culminou com o lançamento da coletânea Vila Nova - Cidade Poesia, no ano de 2003, onde teve os seus primeiros poemas publicados, e que, a partir dali, um ciclo de incentivo à leitura e à produção literária ganhou corpo e segue firme até hoje.

Público presente ao evento.(Imagem:Cidades na Net)Público presente ao evento.

O professor Francisco de Assis Sousa falou também sobre o processo de produção de seus textos e apresentou o Pedras que Cantam.

Veja fotos!

O evento em movimento.(Imagem:Cidades na Net)O evento em movimento.
Com a professora Francisca Leal.(Imagem:Cidades na Net)Com a professora Francisca Leal.
Com a profª Socorrinha.(Imagem:Cidades na Net)Com a profª Socorrinha.
Com o prof. Gilmar e a aluna Hérica.(Imagem:Cidades na Net)Com o prof. Gilmar e a aluna Hérica.
Com as professoras Gisele e Geovânia de Sá Assis.(Imagem:Cidades na Net)Com as professoras Gisele e Geovânia de Sá Assis.
Com Hugo Leal.(Imagem:Cidades na Net)Com Hugo Leal.
Com o prof. José Sabino de Lima (Bidunga)(Imagem:Cidades na Net)Com o prof. José Sabino de Lima (Bidunga)
Com a família Zacarias Manoel da Silva.(Imagem:Cidades na Net)Com a família Zacarias Manoel da Silva.
Idem(Imagem:Cidades na Net)Idem
Vista da U. E. Zacarias Manoel da Silva, no pov. São João Batista.(Imagem:Cidades na Net)Vista da U. E. Zacarias Manoel da Silva, no pov. São João Batista.
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 23h33
26°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
27°

Sensação

26.6 km/h

Vento

60.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
PatyStore
Blogs e colunas
Equipe R&R - Sua ideia é tudo!
Últimas notícias
Mais lidas