Sexta, 17 de agosto de 2018
89 99402-6942
Educação

05/08/2018 ás 13h18 - atualizada em 05/08/2018 ás 20h10

Jhônatas Luz

Vila Nova do Piauí / PI

Volta às Aulas em Vila Nova do Piauí
O Segundo Semestre da Rede Estadual de Ensino iniciar-se-á nessa Segunda-Feira (06/08) e Professores da U.E. Luiz Ubiraci de Carvalho se reúnem para preparar a volta do período letivo.
Volta às Aulas em Vila Nova do Piauí
Professores participram do Encontro Pedagógico. Foto: Celular - Prof.ª Maria Filha

Na última sexta-feira, dia 03/08, os professores e equipe gestora da U.E. Luiz Ubiraci de Carvalho se reuniram para um Encontro Pedagógico que ocorreu, das 14:30h às 20:30h, na referida escola, para preparação das aulas do segundo semestre de 2018.


Na reunião, mediada pela Diretora da Escola, Prof.ª Ignez e pela Coordenadora Goretti de Deus, foram debatidos vários assuntos, dentre eles; A implementação de Projetos Pedagógicos, Calendário Escolar, Semana Presente – onde serão realizadas várias atividades envolvendo professores e alunos e que ocorrerá nessa primeira semana de aulas – Participação no IV Circuito de Ciências da Rede Estadual de Ensino, ENEM, SAEPI, BNCC, dentre outros.


No primeiro dia de aula, todas as turmas dos turnos da tarde e noite se reunirão em um só horário (tarde) para atividades de boas-vindas, e será feito, para todo o corpo discente, uma palestra sobre Protagonismo Juvenil, exibição de documentários e outras atividades planejadas para esse momento de reinicio de aulas. O objetivo é motivar a participação dos alunos em todas as atividades escolares e extraescolares para que os jovens sejam protagonistas de seu próprio futuro.


Sem dúvida, a educação no Ensino Médio, precisa cada vez mais de um olhar diferenciado para a efetivação de seus objetivos. Dentre as discussões que tem ocorrido para tanto, aconteceu, nesse Encontro Pedagógico, promovido pela Direção da escola, um debate sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que acontece em todo país e visa definir, através de consulta pública, as competências para o Ensino Médio em nível nacional. É um debate que ainda vai render muitas discussões, já que a proposta e ter um “Novo Ensino Médio”.


Basicamente, esse “Novo Ensino Médio” visa uma melhora na atual educação brasileira que, como temos visto, ainda precisa avançar muito. Pois, nessa mesma sexta-feira dia (03/08) foi divulgado pela mídia televisiva e pelo portal G1, uma pesquisa que mostra que três em cada dez brasileiros não sabem ler. Os chamados analfabetos funcionais não aprenderam o suficiente para entender um texto ou fazer uma simples conta matemática no dia a dia. A matéria ainda diz que, segundo o IBGE, no Brasil, são quase 12 milhões de pessoas assim, que têm mais de 15 anos e não sabem ler ou escrever. Isso é uma triste realidade para nossa nação.


Diante disso tudo, aqui no nosso estado as últimas notícias também não tem sido animadoras. Os professores da Rede Estadual de ensino em boa parte de todo o estado estão em uma greve que já caminha para 60 dias e pode, inclusive, prejudicar todo este ano letivo. Professores, da 9º GRE de Picos, e as escolas estaduais da cidade de Simões, que já pertence a 16ª GRE de Fronteiras, também estão aderindo a essa greve.


Como se isso não bastasse, a Polícia Federal confirmou a prisão de 23 pessoas durante a Operação Topique deflagrada na manhã de quinta-feira (02/08), que apura desvios de recursos federais da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc). Conforme matéria divulgada em vários portais de notícias. E, segundo o portal G1, a polícia estima que 40% do recurso (do transporte escolar) foi desviado, somando R$ 119 milhões em quatro anos.


Mesmo diante desse quadro, o início do segundo semestre nas escolas estaduais em vários municípios como, Vila Nova do Piauí, Belém do Piauí, dentre outros, está mantido para essa segunda (06/08).


Para isso, só mesmo com muita força de vontade para transpor vários obstáculos enfrentados na educação que estão aí, bem patentes. Os alunos, como sempre, enfrentam problemas no transporte escolar do nosso estado – e acabamos de ver para onde esse recurso tem ido, infelizmente – a desvalorização dos professores e o não cumprimento dos reajustes salariais dos mesmos são, entre outros, vários motivos, para desmotivação.


Mas, como já dizia o filósofo Sêneca “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Portanto, que tenhamos a esperança de dias melhores para nossa educação e que ela, um dia, seja levada mais a sério, e como prioritária.


 


Jhônatas de Araújo Luz é formado em Letras/Português pela UFPI, especialista em Literatura e Língua Portuguesa pela URCA, bacharelando em Teologia pela FAEPI, professor efetivo da rede estadual de ensino do Piauí, radialista, coordenador de biblioteca, presidente do CMDCA de Vila Nova do Piauí e vice-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vila Nova do Piauí.


Fotos do evento (Fonte: Ignez e Maria Filha):

FONTE: Jhônatas Luz

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Blog do Jhônatas Luz

Blog do Jhônatas Luz

Blog/coluna Notícias evangélicas, da atualidade, entre outros. Ah, sobre cultura também!
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados :: Portal Vila Nova Noticias