Sábado, 22 de setembro de 2018
89 99402-6942
Play
Religiosidade

30/07/2018 ás 09h51

Antonio Manoel da Silva

Vila Nova do Piauí / PI

Padre Gregório é empossado novo Pároco de Pio IX em meio a multidão
O Padre falou da expectativa que tem em torno da relação com as autoridades locais
Padre Gregório é empossado novo Pároco de Pio IX em meio a multidão
Foto: Portal da Cidade/Pio IX

O Padre Gregório Leal Lustosa, tomou posse na paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio em Pio IX no estado do Piauí, na noite de Sábado dia 28 de julho, ao lado de autoridades eclesiásticas e políticas do município e de cidades vizinhas.


 


A chegada do padre a cidade, aconteceu em dois momentos, uma acolhida foi preparada na praça Heli Bezerra ( Praça do Djalma), seguida de uma procissão que percorreu as principais ruas do município com a imagem da padroeira da cidade, atraindo os fiéis até a igreja da matriz, onde aconteceu a Santa Missa e assinatura do termo de posse do sacerdote.


 


Conduziram a Missa, o Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio, e os padres; Bezerra, Wagner, Expedito, Feliciano e Sebastião - Estes últimos foram também padres da paróquia de Pio IX-. Durante a cerimônia foi lido um resumo da história da paróquia local que completa 130 anos em 2018. Foi destaque a figura do Bispo diocesano à época, Antônio Cândido, pela criação da freguesia em Pio IX.


 


As comunidades rurais da cidade estavam presentes  representadas por meio de caravanas de Contorno, Serra do Jatobá, Paulo Freire 2, Santa Fé, São Bento, Santa Cruz, Baixa do Poço, Taboca e Assentamento São José.


As cidades vizinhas que também enviaram representantes foram; Vila Nova, São Julião e Fronteiras.


Após entregar um buquê de Lírios ao novo padre, a Prefeita de Pio IX, Regina Coeli, discursou dizendo que a cidade é de gente hospitaleira e espera uma igreja unida.


“Quero lhe desejar as boas vindas, Pio IX é uma cidade de pessoas hospitaleiras e certamente o senhor será bem tratado aqui. A nossa paróquia tem recebido muitos padres e o que nós esperamos, é que o padre Gregório, com sua experiência, já na quinta paróquia, com o seu jeito conciliador nos traga uma igreja unida, temos essa missão e gostaria de desejar muitos bons frutos na sua permanência e em sua missão sacerdotal”, Disse a gestora.




 


A chefe do executivo de Fronteiras - Município que se despede de Gregório Leal -, Maria José, citou o poeta Da costa e silva e destacou o sentimento de saudade que invadiu a cidade após a saída do padre.” Invade me, neste momento, fortes emoções associadas ao sentimento de saudade, o que me faz lembrar de um poeta Piauiense, Amarantino, Da Costa e Silva a quem em uma das linhas de seus versos no poema saudade dizia; Saudade, asas de dor do pensamento. Assim defino o termo saudade sentido no âmago do nosso coração”.


 


Representando o irmão e prefeito, Jonas Alencar de São Julião, a secretária de educação, Claudete Bezerra destacou a importância do que classificou de amigo fiel para a cidade. “Nós não poderíamos deixar de dizer a importância do amigo fiel, do conselheiro espiritual e que muitas vezes percorreu paróquias com o objetivo de  apaziguar o rebanho e ajudar as pessoas carentes.”


O morador da comunidade São Bento, Willis Sousa, fala do sentimento e da expectativa com a chegada do novo padre para o município.”Para a gente nesse momento, representa um sentimento de muita alegria e grande expectativa, porque o padre representa cristo na nossa comunidade e para nós da comunidade São Bento, o Padre Gregório vai representar a continuação de uma missão e sobretudo uma esperança mais viva.”


 




 


Antônio Manoel de Vila Nova do Piauí, diz entender a transferência do padre e vir a Pio IX acompanhar a sua posse é uma demonstração de fé cristã.” Nós enquanto membros da igreja e cristãos temos esse papel de acompanhar, e ele foi nosso padre. Vila Nova não resistiu a saída dele porque entendemos que o período da missão do padre é passageira.”


 



 


Padre Feliciano, que já foi titular da igreja na cidade de Pio IX, diz que o seu sentimento é Gratidão.“O sentimento é só gratidão, primeiramente a Deus pela continuidade dos trabalhos e ao povo de Pio IX, pela acolhida.”


 




 


Segundo a igreja, a nomeação do Padre Gregório vem atender uma necessidade da paróquia, necessidade esta que foi destacada ao ser lida a provisão durante a cerimônia da santa missa, que comprova a decisão do Bispo diocesano.


 


Dom Plínio, ao colocar a estola ( símbolo que foi levada ao altar pela mãe de Gregório Leal) no padre ressaltou a importância do reconhecimento a autoridade do sacerdote, narrando também as dificuldades da missão.


 


De acordo com o recém - empossado pároco do município de Pio IX, Gregório Leal Lustosa, agora sua presença será diária na rotina da cidade. “O que vai mudar, é que antes eu vinha a Pio IX de forma muito rápida e voltava para Fronteiras, agora eu vou ficar mais tempo aqui, de fato eu já trouxe as malas e a rede, então vou permanecer aqui.”


Ao ser questionado sobre o relacionamento com as autoridades locais, Gregório Leal, informa que a expectativa é que tenha um relacionamento amigo e relembra trajetória.


“Eu estava esperando essa pergunta, eu espero que seja um relacionamento amigo, olhando a minha trajetória, eu sempre tive um bom relacionamento com os prefeito, juízes, promotores, assim como tenho com o cidadão comum.”


 




 


O padre também agradeceu a presença de sua família.


 


Padre Gregório Leal Lustosa


O padre Gregório Leal Lustosa, natural de Malhada zona rural de Santa Cruz do Piauí, estudou o ensino fundamental na sua cidade natal, fez ensino médio em Picos e concluiu em Floriano. Gregório Leal além do curso técnico em contabilidade, tem formação superior em Teologia. Foi ordenado sacerdote em 17 de junho de 1995 em Santa Cruz do Piauí, sendo pároco nos municípios de Jaicós, Paulistana, Fronteiras, Picos e agora Pio IX.


Fundador da Apae de Paulistana, Diretor da Uespi de Paulistana, Idealizador da pastoral da boa ação também em Paulistana, condecorado com honrosa placa de amigo da polícia militar do Piauí.


 



 

FONTE: Portal da Cidade / Pio IX

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Blog do Professor Totonho

Blog do Professor Totonho

Blog/coluna Notícias de Vila Nova do Piauí, da Universidade Aberta do Piauí-UAPI, Ex-prefeito.
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados :: Portal Vila Nova Noticias