Quinta, 24 de Setembro de 2020 05:41
89 99402-6942
Legislativo #Legislativo

Câmara de Vila Nova do Piauí aprova Projeto de Lei e requerimentos. Veja!

Detalhes na matéria completa

14/09/2020 21h01
Por: Redacao Fonte: ASCOM/Cidades na Net
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí realizou nesta sexta-feira, 11 de setembro, a 7ª Sessão Ordinária do 4ª período da 6ª legislatura. A reunião aconteceu de forma restrita ao público, mantendo o distanciamento social, fornecendo equipamentos de segurança pessoal entre os parlamentares, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde no combate à pandemia da Covid-19.

Transmitida ao vivo pela rádio comunitária Vila Nova FM e nas redes sociais por meio do canal no Youtube no endereço (https://www.youtube.com/channel/UCUBxM-GrztgF7CDtdYIirlA), e compartilhado pela Fanpage Oficial, foi presidida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Flávio Adão de Sousa.

Inicialmente, foram apreciados e votados a ata da sessão ordinária anterior e o Projeto de Lei n° 06/2020, que dispõe sobre o estabelecimento de auxílio para médicos do programa Mais Médicos. O PL aprovado pelos vereadores estabelece o valor da gratificação a ser pago aos médicos integrante do programa.

Durante a reunião foi apresentado o Projeto de Lei n° 07 de 08 de setembro 2020, de autoria da vereadora Maria das Dores da Silva Abreu, que dispõe sobre a denominação da praça da localidade Retiro, na zona rural. O PL indica o nome de Antônio Sabino de Lima. O documento requer também fixação da placa de identificação.

A vereadora Maria das Dores, Bibia de Benício, fez uso da palavra para falar sobre o homenageado falecido há 18 anos. “Ele foi uma pessoa muito especial e soube criar sua família. A praça ficou em frente a casa dele, dos filhos e netos. Ele é merecedor de ter seu  nome homenageado em um local público”, justificou.

O PL apresentado, de autoria da vereadora Maria das Dores – a Bibia de Benício – será apreciado e votado na próxima sessão.

Na sessão foram apresentados três requerimentos de nº 019, 020 e 021, de  autoria do vereador Deijano Lima. No primeiro documento, o parlamentar pediu a restauração do Cruzeiro da localidade Retiro. “O cruzeiro além de ser histórico é um símbolo de fé e representa também a cultura do local”, destacou.

Noutro requerimento de nº 020, pediu a construção do piso de concreto da casa beneficiadora de farinha na Serra do Proviso II. Na justificativa destacou a cultura da mandioca que visa incentivar e fortalecer cadeia produtiva no município “É preciso construir dois pisos  de concreto para facilitar o trabalho do produtores e estes possam acumular os cascalhos que são retirados e vendidos”, justificou.

O requerimento nº 021 pede implantação e melhoria no sistema de iluminação pública que passa em frente a Escola Estadual Luis Ubiraci de Carvalho. A justificativa do requerimento é voltada para maior segurança dos transeuntes que passam pela avenida Central.

Ainda na pauta do requerimento cita como exemplo o serviço feito no outro lado da avenida onde foram colocadas lâmpadas de led e melhor estrutura dos postes e da rede em geral.

“Nosso prefeito conseguiu melhorar a iluminação da avenida Central e visando essa melhoria para cidade, que seja feito, principalmente agora com a construção da passarela que vai abrilhantar e ficar mais bonita”, disse o Deijano Lima.

Após apreciação, os três requerimentos foram aprovados.

Fizeram uso da palavra além dos autores dos requerimentos, os vereadores: Francisco Dantas – o Nena – que lamentou faltas dos parlamentares e Roberto Moura que destacou a obra de pavimentação poliédrica em 3.500 metros de calçamento através de requerimento de sua autoria e do ex-prefeito Arinaldo Leal.

Foram registradas ausências justificadas dos parlamentares: Adenilda Adeílde Bento e Severo Sousa.

Participaram da sessão, o presidente da Câmara, Flávio Sousa (PSD), juntamente com os vereadores: Francisco Dantas – o Nena (PSD), Maria das Dores – Bibia de Benício (PSD), Luiz Acelino (PSD), Adonelys Araújo (PSD) e Deijano Lima (PSD), Roberto Moura (PSD); o assessor técnico de informatização, Robert Kleber; o assessor de comunicação, Iago Sousa; e a técnica de mídias sociais, Thalyta Oliveira.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Legislativo em Ação
Sobre Legislativo em Ação
Tudo sobre as ações do poder legislativo em Vila Nova do Piauí
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 05h21 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 33°

20° Sensação
28.8 km/h Vento
62.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens