Quarta, 28 de Outubro de 2020 10:55
89 99402-6942
Religiosidade Reabertura

PREFEITURA DE VILA NOVA DO PIAUÍ DIVULGA PROTOCOLO DE REABERTURA DAS ATIVIDADES RELIGIOSAS

O retorno das atividades presenciais nas igrejas deve seguir rigorosas recomendações da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária.

28/07/2020 09h53 Atualizada há 3 meses
Por: Jhônatas Luz Fonte: Jhônatas Luz e Vigilância Sanitária
PREFEITURA DE VILA NOVA DO PIAUÍ DIVULGA PROTOCOLO DE REABERTURA DAS ATIVIDADES RELIGIOSAS

O Governo do Estado do Piauí havia programado através de decreto o retorno das atividades religiosas em todo o estado a partir de ontem, dia 27 de julho. Diante disso, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí divulgou para as igrejas do município, através da Vigilância Sanitária, um Protocolo de Reabertura das Atividades Religiosas, visto que as mesmas estavam suspensas desde o início das medidas tomadas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no mês de março.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus vinha, desde a suspensão de suas atividades, realizando Cultos On-line com transmissão pelas suas redes sociais; página no Facebook, Instagram e também pelo seu canal no YouTube. Os cultos tinham uma participação presencial mínima de pessoas e seguia todas as medidas de saúde recomendadas. Havia, por isso, desde o anúncio do cronograma gradual de retomada das atividades, uma expectativa por parte da liderança da igreja e dos fiéis para esse retorno.

Todavia, devido ainda está em vigor as medidas sanitárias de saúde, mesmo que o município não tenha apresentado mais casos há algumas semanas e todos os que foram positivados estejam curados, o protocolo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária faz uma série de recomendações para as igrejas observarem em suas celebrações. Dentre elas estão:

“respeito à lotação máxima de 30% (trinta por cento) da capacidade total do local, bem como distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre uma pessoa e outra; obrigatoriedade da utilização de máscaras pelos frequentadores das celebrações religiosas; evitar, na medida do possível, a presença nas celebrações religiosas de fiéis que se enquadrem nos grupos de risco à COVID-19; Os líderes que conduzem as celebrações, através da voz, dirigentes e cantor, devem manter distanciamento de 2 metros, devem utilizar microfone individual e o uso de máscara, durante toda a celebração; Antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas, devem ser evitados apertos de mãos, abraços e outras formas de contato físico;”. E ainda que seja uma reabertura das atividades presenciais o documento recomenda ainda que “Sempre que possível, realizar a transmissão das celebrações pelas redes sociais disponíveis;”.

Após a divulgação do protocolo, a liderança da Igreja Assembleia de Deus na pessoa do pastor presidente Gessé Nunes, comunica que irá fazer a retomada dos cultos presenciais, com previsão para já nessa quarta-feira, dia 29/07, haver a primeira celebração e a realização do Culto de Santa Ceia no Domingo, dia 02 de agosto. Ciente de todas as recomendações a liderança da igreja não vê outra alternativa senão a observância das recomendações para a segurança de todos os frequentadores dos cultos e pede para que os mesmos venham observar o que está descrito no protocolo.

Clique aqui e veja o documento na íntegra.

 

Jhônatas de Araújo Luz é formado em Letras/Português pela UFPI, especialista em Literatura e Língua Portuguesa pela URCA, bacharelando em Teologia pela FAEPI, professor efetivo da rede estadual de ensino do Piauí e da rede municipal de Alegrete-PI, radialista, e segundo vice-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vila Nova do Piauí.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Blog do Jhônatas Luz
Sobre Blog do Jhônatas Luz
Notícias evangélicas, da atualidade, entre outros. Ah, sobre cultura também!
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 10h41 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

28° Sensação
20.7 km/h Vento
41% Umidade do ar
80% (9mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens