Terça, 27 de Outubro de 2020 23:35
89 99402-6942
Especiais #Artigo

A revolução das lives (Por Odorico Carvalho)

Toda semana, postagens com cultura pra você!

05/07/2020 08h25
Por: Redacao Fonte: Odorico Carvalho, com informações do Blog Prof. Francisco de Assis Sousa
Reprodução
Reprodução

As TVs brasileiras abandonaram os cantores, as bandas e até os grandes concertos clássicos que a gente curtia na TV Brasil ou na Cultura. Os grandes artistas brasileiros como Gil, Caetano, Ivan Lins, Milton, Chico Buarque, Gal, etc., ficaram restritos aos circuitos internacionais. É como se tivessem sido banidos do Brasil, e de fato foram, pela indigência cultural que foi tomando conta do país.

A internet, como canal de expressão artística, tinha ficado meio que subutilizada, veiculando mais clips super produzidos de grandes astros, talvez em razão até mesmo do desconhecimento que muitos têm dos seus caminhos, das suas formas de utilização. Assim, a quarentena obrigou muitos a buscarem se recriar, a tentar novas atitudes, novas formas de comunicação com seu público. E o que estamos vendo não tem preço: shows emocionantes, ao vivo, com artistas que só continuavam vivos no meus discos e mp3.

Ver o show de Gilberto Gil, aquela dignidade quase octogenária, os sons únicos que o grande mestre tira no violão foi de deixar as lágrimas rolarem livres. E o que dizer de Milton Nascimento? Um repertório autoral magistral, que varou o mundo. O próprio Milton, como vocalista, recebeu vários e merecidos prêmios de grandes revistas mundiais pela excelência inigualável de sua voz.

É preciso aprender a renascer das cinzas, construir sobre os escombros, tirar da adversidade a capacidade de gerar esperança. Eu mesmo me surpreendi com as quase 400 pessoas que, simultaneamente, mantiveram-se por mais de duas horas seguindo a minha modesta apresentação ao vivo. Foi um presente para todos aqueles que. ao longo dos tempos, acompanharam e apoiaram meu trabalho. Mas, acima de tudo, foi um presente que todos me deram. Um presente comovente e sem preço. Inesquecível!

Odorico Carvalho é cantor, compositor, jornalista e advogado. É membro da Academia de Letras da Região de Picos - ALERP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Blog do Prof. Francisco de Assis Sousa
Sobre Blog do Prof. Francisco de Assis Sousa
Francisco de Assis Sousa é professor e cronista. Email: frassis88@hotmail.com
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 23h20 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

24° Sensação
12.8 km/h Vento
56.1% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.