vlnet2
Dengue 2020
vlnet1
RESFRIAR
Portal É Notícias
2020 convid
TV
radio vila nova fm
#ATENDIMENTO ONLINE

Mais de 500 pessoas buscaram atendimento odontológico pelo Whatsapp

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem serviço telefônico para auxiliar nos atendimentos odontológicos de urgência. Batizado de Zap Odonto, o serviço consiste no atendimento via Whatsapp por meio do número (86) 98179-2576. Em funcionamento desde o dia 20 de abril, o serviço já realizou mais de 500 atendimentos.

07/05/2020 16h25
Por: Da Redação
Fonte: cidade verde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem serviço telefônico para auxiliar nos atendimentos odontológicos de urgência. Batizado de Zap Odonto, o serviço consiste no atendimento via Whatsapp por meio do número (86) 98179-2576. Em funcionamento desde o dia 20 de abril, o serviço já realizou mais de 500 atendimentos.

De acordo com a Gerência de Saúde Bucal da FMS, 64% dos atendimentos do Zap Odonto resultaram em encaminhamento para alguma das urgências odontológicas. Os principais motivos foram dor intensa (49,8%), trauma dentário (10,3%) e inchaço gengival (12%).

O objetivo do atendimento através do aplicativo de mensagens é fazer uma pré-triagem dos pacientes, para que procurem o serviço odontológico somente aqueles que realmente precisam. O serviço funciona todos os dias, nos horários de 7h às 14h e das 14 às 21h. Por meio do Zap Odonto, os pacientes podem buscar esclarecimentos sobre uma possível demanda de urgência odontológica e também serão encaminhados para o ponto mais próximo de atendimento de urgência, caso haja necessidade. “Ainda é possível que o dentista faça orientações pré-consulta de urgência para amenizar a situação do momento, como condutas não farmacológicas de alívio da dor por exemplo”, explica Dante Freitas, gerente de Saúde Bucal da FMS.

Durante o período de combate à COVID-19, a Atenção Básica Municipal está atendendo apenas casos de urgência na área de saúde bucal, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários. “Os procedimentos eletivos estão suspensos. Quanto menos aglomeração, melhor, sem falar que o ambiente odontológico tem alto risco de exposição ao coronavírus, pois os procedimentos envolvem aerossóis. Então, pedimos à população que só vá para a urgência odontológica se for estritamente necessário”, diz Dante Freitas.

Seis Unidades Básicas de Saúde realizam atendimento de urgência odontológica em Teresina: a UBS Alto da Ressurreição (zona Sudeste), UBS Saci (zona Sul) e UBS Buenos Aires (Zona Norte) nos horários de 7h às 21h. E as UBS Vale do Gavião (zona Leste), UBS Porto Alegre (zona Sul), UBS Cristo Rei (zona Sul) nos horários de 7h às 18h.

Mais de 1.000 consultas odontológicas de urgência foram realizadas pela rede de saúde bucal, desde o dia 24 de março. Dentre os procedimentos estão selamento provisório de cavidade dentária (42%); acesso a polpa dentária com medicação por dente (23%); exodontia (remoção de dente permanente) (15%); drenagem de abcesso (4%), dentre outros.

Da redação
redacao@cidadeverde.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 23h26
25°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
25°

Sensação

13.6 km/h

Vento

75.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
PatyStore
Blogs e colunas
Equipe R&R - Sua ideia é tudo!
Últimas notícias
Mais lidas