RESFRIAR
Dengue 2020
TV
Portal É Notícias
vlnet1
2020 convid
radio vila nova fm
vlnet2
#Imagens

VILA NOVA | Barragem de São João Batista atinge maior nível dos últimos 07 anos; imagens aéreas

Veja fotos

28/04/2020 20h25
Por: Redacao
Fonte: Cidades na Net
Foto: Reprodução / Cidades na Net
Foto: Reprodução / Cidades na Net

A poucos dias para terminar o mês de abril, uma variação intensa na formação de nuvens cumulus nimbus, stratus, nimbus stratus, anunciam que mais chuvas virão, o que parece que ainda está um pouco distante do fim do inverno.

Desde 1º de janeiro que as chuvaradas estão sempre trazendo mais esperança, alegrando o homem do campo, causando cheias em rios, enchendo açudes e barragens, alimentando ainda mais o solo sedento e rebatendo as altas temperaturas.

No povoado São João Batista, situado a 12 km, na zona rural da cidade de Vila Nova do Piauí, a barragem que leva o mesmo nome está com nível considerável. Desde o ano de 2013, última vez que ela encheu, os moradores da comunidade não viam tanta água como agora.

Considerada como uma importante obra para a comunidade, a barragem de São João mudou a rotina e a qualidade de vida de muita gente. A benfeitoria trouxe oportunidades e geração de emprego e renda. A Agricultura é a principal atividade. Plantações de milhos, tomate, abóbora estão entre os projetos já desenvolvidos.

O jornalista, Antônio Lisboa, declarou tamanha alegria em ver a barragem de São João Batista com o alto nível de água, uma vez que ela já foi sonho de muitas pessoas e que por muito tempo esperaram ansiosamente pela melhoria. Ele destacou que o lugar era conhecido como rio do Beco entre outras nomenclaturas.

“Glória a Deus. Que imagens lindas. Estou aqui refletindo sobre como era esse lugar, o conhecido rio do Beco e as Cacimbas da Tia Clotildes do Seu Gabriel e a outra de Dona Sulina de Seu Vito. Fontes de águas minadas das margens do rio”, declarou.

“Essa barragem foi esperada por todos nós durante 50 anos. Era um sonho do saudoso Julião Vitor e foi concretizado pelo grande homem público Arinaldo Leal, que transformou a sofrida região do São João e os demais recantos do município de Vila Nova do Piauí em um dos melhores lugares para se viver. Parabéns a todos e a todas por essa importante obra de grande alcance social para toda população vila-novense, especialmente para a grande região do Povoado São João Batista”, concluiu Lisboa.

Com aproximadamente 6.000.000 m³ (seis milhões de metros cúbicos), a barragem de São João Batista possui parede com 360 metros de comprimento. A altura mede 13,5 metros. O sangradouro (vertedouro) e a base (saia) têm extensões de 70 e 80 metros de largura, respectivamente.

Veja imagens aéreas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 21h20
26°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
27°

Sensação

9.7 km/h

Vento

74.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
PatyStore
Blogs e colunas
Equipe R&R - Sua ideia é tudo!
Últimas notícias
Mais lidas