radio vila nova fm
vlnet1
Dengue 2020
TV
2020 convid
RESFRIAR
Portal É Notícias
vlnet2
#Legislativo

VILA NOVA | Pronunciamentos e aprovações de Projetos de Lei compõem pauta da última sessão ordinária do ano

Em regime de urgência, foi também votado, após a apresentação, o Projeto de Lei de n° 020/2019 que altera a redação do inciso V do Artigo 58 da Lei Municipal de n° 170/2015 e dispõe sobre o regime próprio de previdência dos servidores públicos municipais, para incluir o Plano de Equacionamento do Déficit Atuarial.

10/12/2019 09h50Atualizado há 7 meses
Por: Redacao
Fonte: ASCOM/Cidades na Net
Foto: Cidades na Net
Foto: Cidades na Net

Durante o ano de 2019 muitas sessões foram realizadas no plenário da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí, todas marcadas por uma série de discussões sobre o andamento dos trabalhos legislativos e aprovações que se voltam à sociedade como benefícios mútuos e necessários ao desenvolvimento da Cidade Poesia. Dessa forma, a última sessão ordinária do terceiro mandato da 6ª legislatura deste ano, presidida pelo vereador Adonelys Araújo, foi realizada na manhã desta sexta-feira e baseada em uma pauta recheada por aprovações de Projetos de Lei e pronunciamentos dos parlamentares, vice-prefeito Antônio Tiago e prefeito Edilson Brito.

A sessão contou com a presença dos assessores jurídicos municipais, os doutores Núbia Rocha, Felipe Rocha e Júnior Rocha, assessores de comunicação Iago Sousa e Robert Kléber, representações políticas do município, secretários, conselheiros tutelares e admiradores dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores e gestores de Vila Nova.

Em uma pauta rica e completa, a sessão teve início com a votação e aprovação unânime dos vereadores presentes do Projeto de Lei, de nº 018/2019 que autoriza o Poder Legislativo Municipal a realizar um concurso público e dá outras providências, Projeto este que foi apresentado na sessão anterior e analisado pela CCJ da Câmara e feito na atual sessão a apresentação das atualizações após a avaliação desta comissão, em que habilita a Câmara a realizar a oferta das vagas de auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais, em concurso público, juntamente com o edital a ser publicado pelo poder executivo do município. Para desta forma, cumprir legalmente com as normas reguladoras dos trabalhos desenvolvidos por estes cargos.

Seguindo a pauta, o Projeto de Lei de nº 019/2019 referente ao 13º salário dos Conselheiros Tutelares do município de Vila Nova do Piauí-PI, apresentado na sessão anterior, também foi votado e aprovado e, desta forma, passará a compor a despesa do município o 13º salário de cada conselheiro vila-novense, em cumprimento ao regime legal e como forma de atender à solicitação da presidenta dos Conselho Tutelar de Vila Nova Elizângela Silva, que solicitou na sessão ocorrida no dia 08 de novembro.

Em regime de urgência, foi também votado, após a apresentação, o Projeto de Lei de n° 020/2019 que altera a redação do inciso V do Artigo 58 da Lei Municipal de n° 170/2015 e dispõe sobre o regime próprio de previdência dos servidores públicos municipais, para incluir o Plano de Equacionamento do Déficit Atuarial.

Este que foi esclarecido e explicado detalhadamente pelo representante da Previdência própria municipal, professor Welhitom Leal, e que afirmou que é de suma importância ser votado pelos vereadores, assim como é feito anualmente, visto ofertar um controle maior sobre as finanças previstas e assim possibilitar um melhor andamento dos trabalhos.

Concluído o primeiro momento da sessão, foi dado início aos pronunciamentos das autoridades políticas na bancada do plenário e que manifestaram interesse em expor as suas palavras de agradecimento e satisfação pelo término de mais um ano de trabalho e conquistas alcançadas.

E desta forma, a vereadora Bibia com a expressão de alegria e de emoção, agradeceu a presença de todos os presentes na plenária e ouvintes da sessão pela Rádio FM, afirmou estar para atender a demanda do município ao lado do prefeito e vice-prefeito e agradeceu a Deus pela glória dada a cada um dos vila-noveses, terminando a sua fala com os desejos de um feliz natal e ano novo cheio de paz e alegria.

Seguindo, o vereador Flávio agradeceu aos assessores jurídicos por sempre estarem postos ao que for preciso, ao professor Welhitom por sempre estar presente em todas as sessões, a toda equipe da Rádio Vila Nova FM por realizar com eficácia as transmissões, ao assessor Iago por desenvolver a comunicação efetivamente, agradeceu a Deus por mais uma etapa cumprida na casa legislativa, e por sempre dar forças para cumprir as tarefas diárias.

Flávio ainda ressaltou sobre a importância de cada Projeto votado, destacando a necessidade e relevância dos cargos previstos para o concurso da Câmara, frisou sobre o incentivo e benefício do 13° garantido aos conselheiros e convidou toda a população para os festejos municipais com o desejo de comemoração para também vivenciar um feliz natal e um ano novo repleto de realizações, destacando o seu anseio por voltar aos trabalhos de forma ainda mais produtiva.

Dando prosseguimento, o vereador Deijano agradeceu a Deus pela oportunidade, cumprimentou individualmente a todos os presentes e ouvintes pela rádio e facebook, parabenizou às conselheiras pela conquista, desejou que os festejos de emancipação política sejam abençoados  e ainda direcionou a todos os vila-novenses os votos de feliz natal e ano novo e afirmou que está sempre na luta e na defesa do povo de Vila Nova.

Adelino também agradeceu a Deus pela graça de finalizar mais um ano, saudou os assessores de comunicação e jurídicos e demais presentes, declarou estar disposto a ajudar a desenvolver tudo o que beneficia a Vila Nova, desejou a todos um feliz natal, assim como enfatizou sobre a necessidade de comemorar com fé.

O vereador ainda listou todos os seus requerimentos solicitados e aprovados na câmara durante o ano de 2019, entre eles, muitos já executados pelo prefeito.  Este a quem direcionou os seus agradecimentos pelo incansável apoio ofertado e pelas obras realizadas, mesmo diante da crise e por fim, ratificou o seu compromisso em aprovar e dizer sim a todos os projetos e requerimentos com força e garra.

O vereador Severo também se pronunciou, fez os seus cumprimentos nominalmente e agradeceu a Deus por mais uma oportunidade, pedindo as benção de deus para mais um ano que segue com luta e trabalhos a serem realizados com dedicação e compromisso.

Durante a sessão, a doutora Núbia Rocha também expressou as suas palvras e com um discurso de reconhecimento e orgulho, como servidora pública e cidadã vila-novense, enfatizou e destacou a importância do trabalho do presidente da câmara que conduziu a casa trabalhando seriamente, com a preocupação em desenvolver um trabalho correto, legítimo e legal. A professora e advogada também enfatizou que os trabalhos estão crescendo com qualidade e excelência e afirmou que Vila Nova tem a sorte de sempre ter gestores responsáveis, comprometidos com a população e de sempre estarem melhorando com serviços ampliados.

Núbia, ainda em seu discurso, destacou que, mesmo em crise, os trabalhos de Vila Nova apresentam um excelente andamento e isso, graças a uma gestão com a boa vontade de trabalhar e qualificada.

O vice-prefeito Antonio Tiago, como de costume, fez-se presente na sessão e ressaltou em seu discurso sobre o trabalho da câmara no ano de 2019, com aprovações direcionadas em beneficiar a todas as classes melhorando a cada dia. Tonho Tiago agradeceu ao prefeito pelo trabalho frente ao executivo fazendo o possível e o impossível para que o município continue se desenvolvendo e fez uma longa explanação sobre as obras já realizadas e prospectadas no ano de 2019 direcionadas a sede e ao Povoado São João Batista, detalhando a luta para a conquista de cada uma e definindo como sendo resultado de uma gestão que se preocupa com o bem dos vila-novenses e que trabalha com dedicação. Por fim, o vice-prefeito ainda desejou boas festas e enalteceu o seu ânseio de um ano novo cheio de realizações e que o trabalho dos gestores possa continuar melhorando o município dia após dia.

Já o prefeito Edilson, em vasto e ampliado pronunciamento, agradeceu nominalmente a cada um dos presentes, enfatizou a responsabilidade do professor Welhiton em representar a previdência própria do município, agradeceu à casa legislativa pelo exemplo de trabalho prestado, frisou não ser fácil administrar em meio à crise brasileira, mas, segundo ele, com o pé no chão e preocupação, boas ações são desenvolvidas.

O prefeito ainda em seu pronunciamento destacou detalhadamente as ações das secretarias que realizam, com ênfase para a valorização do esporte, assessoria jurídica ofertada pelo município aos que necessitarem e forem mais carentes, incentivos à educação, cultura e assistência social. Na saúde destacou as ações alusivas à campanha contra câncer de próstata realizadas com efetividade no município, conquista de mais dois carros a serviço da secretaria de saúde, uso de uma van municipal para o transporte de vila-novenses a Teresina e ainda a existência de uma casa de apoio também na capital que oferta todo o bem-estar necessário aos cidadãos de Vila Nova que forem à capital para tratamento médico e definiu como sendo conquistas alcançadas por esforço incansável de uma gestão competente e que busca arduamente benefícios para a cidade poesia.

Por fim, o presidente da Câmara Adonelys Araújo, que segue politicamente os traços do trabalho desenvolvido pelo seu pai quando vereador e vice-prefeito,  que esteve à frente da casa neste corrente ano e que conquistou a admiração e carisma de todos os vila-novenses por desempenhar um trabalho qualificado e organizado, encerrou a 17a sessão ordinária com um discurso referência em fidedignidade de expressão dos seus sentimentos e satisfação por mais um desafio cumprido com eficiência e competência.

Adonelys agradeceu a doutora Núbia pelo reconhecimento a ele prestado nas suas palavras, parabenizou às conselheiras pela conquista, ao apoio dado pelo assessor de comunicação Iago e assessor jurídico Júnior Rocha e toda a sua gestão como presidente da casa legislativa, agradeceu também ao prefeito Edilson por inúmeras ações já feitas no povoado São João Batista, pela disponibilidade em sempre atender, motivar e sempre está em contato com os vereadores e todos com o município e finalizou a sua fala ressaltando a sua satisfação em ter tido a oportunidade de comandar o plenário e de ter realizado o seu trabalho com carinho e respeito ao povo, ao tempo que também desejou um feliz natal e ano novo com muita saúde e sabedoria, se deixando à disposição de todos e em todo e qualquer momento.

Veja mais fotos:

  • VILA NOVA | Pronunciamentos e aprovações de Projetos de Lei compõem pauta da última sessão ordinária do ano
  • VILA NOVA | Pronunciamentos e aprovações de Projetos de Lei compõem pauta da última sessão ordinária do ano
  • VILA NOVA | Pronunciamentos e aprovações de Projetos de Lei compõem pauta da última sessão ordinária do ano
  • VILA NOVA | Pronunciamentos e aprovações de Projetos de Lei compõem pauta da última sessão ordinária do ano
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vila Nova do Piauí - PI
Atualizado às 17h38
31°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
32°

Sensação

11.7 km/h

Vento

45.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
PatyStore
Blogs e colunas
Equipe R&R - Sua ideia é tudo!
Últimas notícias
Mais lidas