Educação de Campo Grande do Piauí realiza abertura do I Encontro Pedagógico de 2018; Veja fotos

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (15), a abertura do I Encontro Pedagógico do ano letivo de 2018. O evento está sendo realizado na Unidade Escolar Municipal Moisés Bezerra e se estenderá até o sábado (17).
Com o tema “A escola que queremos: refletindo sobre a prática docente”, o evento é voltado para profissionais da rede municipal de ensino, com o objetivo de capacita-los para atividades escolares a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2018.
O encontro vai tratar de várias temáticas da educação, como o Plano Municipal de Educação (PME), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e da prática docente como um todo.
O primeiro dia de encontro teve inicio ás 8h, com o café da manhã, servido na Unidade Escolar Raimundo Esmero de Sousa, aos professores, coordenadores e diretores participantes do evento.
Após o café da manhã, a Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus deu as boas-vindas a todos os presentes e abriu, oficialmente, o I Encontro Pedagógico de 2018. “Todo ano é prática das escolas municipais reunir seus servidores para traçar objetivos e metas para serem alcançadas durante o ano letivo. Neste encontro, uma das coisas principais a ser tratada é a base curricular, o IDEB e o plano municipal, que são objetivos e metas estratégicas para definir a educação do município”, disse em entrevista.
Em seguida, o Assessor Pedagógico Higo Meneses, desenvolveu uma palestra motivacional, destacando que a excelência é uma conquista diária. Também abordou a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional, temas como a carga horaria, o currículo a ser desenvolvida no município, quantidade de dias letivos, orientações de como preparar o calendário e planejamentos, obrigações docentes, obrigações do estabelecimento de ensino e obrigações do município.
Em conversa com o CGNotícias, o palestrante destacou que o foco foi trabalhar a adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O foco do trabalho foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é algo novo para os professores. Embora sua construção tenha sido iniciada em2014, ela só teve sua versão oficial homologada no dia 20 de dezembro do ano passado, e essa base, como o próprio nome já diz, é um documento comum, é um documento oficial e ela deve servir de base para os estados e municípios construírem o seu currículo”.
“Essa base, ela é pautada no principio da equidade, de que a igualdade é condição para acesso e permanência na escola e essa base vem procurar uma nova igualdade, que é a igualdade de aprendizagem que vai garantir que todas as crianças do país tenham um ensino similar, respeitando, é claro, as particularidades regionais. Então, cabe ao município, seguindo as orientações BNCC, construir, em parceria com seus professores e gestores, um currículo para o município”, concluiu o o Assessor Pedagógico Higo Meneses.
O I Encontro Pedagógico do ano letivo de 2018 se estenderá até o sábado (17), confira a programação dos próximos dias.
SEXTA-FEIRA – 16/02/2018
07:30 – Acolhida
08:00 – café da manhã
08:20 – IDEB, Gestão de sala de aula, planejamento e avaliação.
SÁBADO – 17/02/2018
08:00 – Lanche
08:30 – Informes, Lotação
9:30 – Planejamento por escola
Confira mais imagens do primeiro dia do encontro:
Fonte: Portal CG Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem