VILA NOVA 22 ANOS | ‘Ônibus lilás’ oferece atendimento às mulheres no povoado São João Batista. Veja fotos!

VILA NOVA 22 ANOS | ‘Ônibus lilás’ oferece atendimento às mulheres no povoado São João Batista. Veja fotos!

O município de Vila Nova do Piauí, localizado a 370 km da capital do Estado, completa 22 anos de emancipado nesta quinta –feira, dia 14 de dezembro. E para comemorar a importante data, na manhã desta quarta-feira, 13, uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, levou atendimento e diversos serviços para às mulheres do Povoado São João Batista. O evento abriu oficialmente o aniversário da cidade poesia que conta com uma vasta programação.
Um grande número de mulheres se reuniram na Escola Zacarias Manoel da Silva que recebeu o Ônibus Lilás – unidade móvel que traz informações sobre os direitos das mulheres e presta serviços para a comunidade. A ação contou com a organização da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.
Entre as atividades desenvolvidas – uma palestra debateu o direito feminino e a violência doméstica. O município disponibilizou uma psicóloga e uma assistente social, o que permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente o acesso das mulheres em situação de violência a esses serviços.
Também houve aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, momentos de beleza – com cabelos e limpeza de pele –, feito por profissionais  do Núcleo de Apoio a Saúde da Família -NASF e do SENAC -Picos; exposições: “Mulheres que escrevem, mulheres que; inspiram”, “Coisas da Vila” e ” A expressão do Olhar”, um lanche e a inteira valorização da mulher.
O evento reuniu representantes e líderes de diversas entidades. Entre outros estiveram presentes o prefeito municipal Edilson Brito; a primeira dama e secretaria de Assistência Social, Ana Carolina; o vice- prefeito Antônio Tiago; a 2ª dama Kátia Leila; a secretária de Educação, Edinete Brito; a secretária de Cultura, Marli Veloso; de Saúde, Almerinda Luz; o Presidente do STTR, Gilberto Lima; a presidente do Conselho Tutelar, Elizangela Silva; as técnicas do CRAS, Cleide Leal – Assistente Social e Rosana Macedo – Psicóloga; a Diretora da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, Luzia Francisca; a representante da comunidade Francisca das Chagas; o soldado Arleuson; os vereadores Roberto Moura, Flávio Sousa e Severo Sousa; a Diretora de Articulação Institucional das Ações Temáticas e integrante da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, Josefa Lima; a Representante do Centro Estadual de Referência da Mulher Vítima de Violência, Edna Chaves Alencar; a auxiliar administrativa da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, Judite Sousa e Ana Cleide, coordenadora da Casa Abrigo “Mulher Viva”.
Em sua fala na abertura, a Diretora de Articulação Institucional das Ações Temáticas e integrante da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, Josefa Lima, destacou os objetivos da vinda do ônibus Lilás.
“Esse ônibus Lilás é uma conquista das mulheres que lutaram nas Marcha das Margaridas, ele veio a comunidade prestar serviços sociais, as mulheres. Levar informação às comunidades rurais, onde têm acontecido vários casos de violência contra a mulher no estado do Piauí. E aqui salientamos o apoio da gestão na pessoa da prefeita Maria José, que só pelo fato de ser mulher nos inspira nessa luta”.
FALAS
O gestor municipal reafirmou o compromisso da gestão com as políticas para as mulheres. “Desde que assumi a gestão, temos desenvolvido e apoiado ações eficazes para as mulheres vilanovenses; a população feminina pode contar sempre com meu apoio para lutar pelos seus direitos”, disse Edilson.
A frente do Social, Ana Carolina, demonstrou alegria e satisfação em levar o ônibus lilás a São João Batista. “Que bom nos encontrarmos num momento de alegria; é desta maneira que o nosso social quer continuar cuidando e defendendo da criança ao idoso e hoje é o dia das mulheres”, ressaltou.
O vice-prefeito Antônio Tiago, foi enfático. “Vamos juntos nesta luta. É extremamente importante debater o tema”.
O vereador Flávio Sousa, parabenizou a gestão. “Mulher tem que ter seus direitos respeitados e a parceria da gestão e do Governo do Estado é louvável”.
Outra pessoas presentes usaram o microfone e discutiram sobre a temática. A exemplo de Marli que falou das mulheres que escrevem e inspiram a nossa admiração e respeito.
REUNIÃO COM OS SETORES
À tarde a mesma equipe de Teresina, se reuniu na residência do prefeito, com todos os funcionários da administração municipal, para fortalecer o debate sobre os direitos das mulheres.
PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE VILA NOVA NESTA QUINTA 14/12
Nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, no dia do aniversário do município, a programação segue. Das 8h às 17h, terá o Batizado de Capoeira. À noite, às 18h haverá Missa em Ação de Graças, celebrada pelo padre Gregório Leal Lustosa, na Igreja de Santo Antônio. Em seguida às 19h, no Ponto de Cultura Cidade Poesia, acontece a Mostra Cultural e a entrega de premiação do IPTU.
Veja mais fotos no São João Batista:




26
FONTE: ASCOM PMVN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem