Maior parque de energia solar da América do Sul entra em operação no interior do Piauí

Os dois maiores parques solares da América do Sul começaram a operar ontem (18). O maior deles é o Parque Nova Olinda, localizado no município de Ribeira do Piauí, com capacidade de produzir 292 MW de energia. O segundo é o Parque Ituverava, localizado na cidade de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, com capacidade de 254 MW. Ambos pertencem a multinacional Enel, através da subsidiária Enel Green Power Brasil Participações Ltda.
Imagem: DivulgaçãoMaior parque de energia solar da América do Sul está noPiauí(Imagem:Divulgação)Maior parque de energia solar da América do Sul está noPiauí
“O início da operação de Nova Olinda e de Ituverava é um marco importante da nossa presença no Brasil, na medida em que confirma nossa liderança no mercado fotovoltaico do país, assim como nosso compromisso e habilidade de desenvolver de forma rápida e eficiente os projetos que ganhamos.”, afirma Antonio Cammisecra, Presidente da Enel Green Power. “Com nossos projetos e a nossa experiência, podemos estimular o desenvolvimento do setor fotovoltaico do Brasil, com o objetivo de fortalecer ainda mais o papel fundamental que a energia solar vem desempenhando na diversificação da matriz de geração de energia do país, atendendo a crescente demanda de energia.”
O Parque Nova Olinda recebeu investimentos de 300 milhões de dólares em sua construção. O valor é parte dos investimentos previstos no plano estratégico da companhia, e que serão financiados por meio de recursos próprios da Enel, assim como uma operação de crédito junto ao Banco do Nordeste.
O parque solar de Nova Olinda (292 MW) é composto por quase 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares na região do semiárido. O Parque será capaz de produzir mais de 600 GWh por ano quando estiver em plena operação, o suficiente para atender às necessidades de consumo de cerca de 300 mil lares brasileiros, evitando a emissão de aproximadamente 350 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
De acordo com o grupo Enel, o parque é alinhado com o modelo de Criação de Valor Compartilhado (Creating Shared Value – CSV), que visa a combinar o desenvolvimento de negócios às necessidades da comunidade local, a EGPB realizou iniciativas nas áreas próximas às plantas para possibilitar geração de renda, como oficinas de reciclagem criativa com comunidades locais para confecção de mobiliário a partir de materiais utilizados nas obras, como pallets.
A cidade de Ribeira do Piauí tem cerca de 4400 habitantes e está localizada a 430 quilômetros ao sul de Teresina, na região de São João do Piauí. 


Fonte: João Magalhães - Jornal O Dia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem