VILA NOVA | Arraiá de São João Batista completa 16 anos e destaca ‘Tradição e Religiosidade’ no 1º dia do evento; veja fotos


Em 2017 o arraiá São João Batista chegou a sua décima sexta edição. Realizado em paralelo com a programação religiosa do padroeiro São João Batista que teve início o novenário no dia 15 e vai até o dia 24 de junho, estão movimentando a pequena cidade de Vila Nova do Piauí.
Na noite desta quinta-feira, 22, foi oficialmente aberto a programação festiva. O evento acontece em praça pública e é promovido pela Prefeitura Municipal, através de todas as secretarias municipais, a gestão do prefeito Edilson Edmundo de Brito deu continuidade as festividades no povoado que já são consagradas como roteiro junino por moradores do município e milhares de visitantes que participam anualmente do Arraiá.
Durante este período o povoado se transforma em um celeiro de cultura, identidade visual com a montagem das ‘bandeirolas’ em torno da igreja, uma ornamentação que valoriza o sentimento de pertencimento cultural, costumes e tradições nordestinas.
Entrega de Veículo para à Saúde Municipal
Durante a solenidade de abertura, que aconteceu após o novenário em louvor a São João Batista, o prefeito Edilson Brito acompanhado do ex-prefeito Arinaldo Leal, do ex- governador Wilson Martins, os vereadores, o secretariado municipal entregaram à população um veículo 0KM, modelo Fiat Mobi, com o objetivo de implementar os serviços da atenção básica da secretaria municipal de Saúde. Com recursos de emenda parlamentar, do deputado federal Marcelo Castro e com indicação do senador Ciro Nogueira, o prefeito Edilson Brito conseguiu destinação de recursos no valor e R$ 490.015 (Quatrocentos e noventa mil e quinze reais) que estão sendo aplicados na compra de equipamentos para três postos de saúde, o Dirceu Arcoverde na sede, Posto de Saúde das Cacimbas, Posto do São Carlos e para a UBS do povoado São João Batista e a aquisição do referido veículo.
A secretária de saúde Almerinda Luz, recebeu a chave do veículo das mãos do gestor e em breves palavras destacou que Edilson tem cumprido o que prometeu- “Trabalhar pelo bem do povo”.
Após a solenidade de entrega do veículo, as autoridades participaram de um momento cultural com várias apresentações. Na sua fala o prefeito Edilson saudou os vilanovenses e visitantes e destacou a estrutura montada para receber o público.
“O povoado está bonito e pronto para acolher aos vilanovenses e os visitantes neste dia que marca a abertura do nosso arraiá. Tudo foi cuidadosamente preparado para que todos tenhamos um dos melhores arraiás da nossa história e pedimos ao nosso padroeiro que abençoe esta festividade, que também é um momento de fé e devoção do nosso povo; trabalhar pelo nosso povo, trabalhar pelo nosso município, mostrar os nossos serviços. É com muito orgulho que realizamos essa festa todos os anos, representando o nosso São João, representando São João Batista, padroeiro deste povoado. Neste momento quero agradecer as secretarias juntamente aos seus funcionários que ajudaram na organização da festa, pois cada bandeirola representa cada um de um de vocês, que com empenho e dedicação contribuíram para a beleza dessa grandiosa festa. A todos meu muito obrigado”, disse o prefeito.
Em entrevista o ex-governador Wilson Martins destacou que o povoado está lindo e avaliou como um dos maiores arraias do Piauí. “É uma grande alegria está aqui hoje, pois vi o São João Batista praticamente nascer. Deus nos permitiu ser instrumento e buscar melhorias para o São João Batista, sonhamos junto com o Arinaldo, o Zé Navez, Edilson e o resultado é esse um povoado que tem um acesso por uma via asfaltada, educação, saúde e cultura. Uma festa cultural que poucos municípios possuem, essa festa é uma tradição que a cada ano vem melhorando. Participei hoje aqui da novena, depois do leilão onde reencontrei amigos, assim posso dizer que volto melhor do que como cheguei. Quero parabenizar o prefeito Edilson Brito pela gestão realizada em Vila Nova do Piauí”. Conclui.
A primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, que liderou juntamente com os demais secretários a ornamentação da festa que ganhou características religiosa e tradicional e parabenizou a equipe “Sejam todos bem vindos ao 16º arraiá do povoado São João Batista. Com certeza todas as equipes empenhadas na organização da festa fizeram com carinho, nós fizemos com muito amor tudo isso que está visível aos nossos olhos, para visitação daqueles que vêm de fora e em especial para vocês vilanovense que merecem todo o nosso trabalho e dedicação. Agradeço o apoio do prefeito Edilson Brito que se faz presente em todas as ações”.
O ex-gestor Arinaldo Leal pontuou a alegria de ver Vila Nova no caminho certo “Parabenizo a nova equipe da administração do municipal de Vila Nova do Piauí pela dedicação a festa do povoado São João Batista, capitaneada pela professora Ana Carolina, primeira dama e secretária de Assistência Social. Quero agradecer a gestão por dar continuidade a festa iniciada por nós há 16 anos; lembro que a primeira festa realizamos a luz de motor, é visível que a cada ano está melhorando cada vez mais, isso é gratificante ver uma semente que plantamos ser regada. Parabéns Edilson, nós lhe confiamos o município porque sabíamos do seu trabalho, esforço e zelo pelo povo de Vila Nova”, disse.
Adesão ao Selo Unicef 2017-2020
Na ocasião do Arraía o prefeito Edilson Brito e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes-CMDCA, Jhonatas Araújo assinaram um termo de adesão ao Selo Unicef, município aprovado edição 2017-2020 e o gestor escolheu a secretaria de cultura, Marli Veloso para ser a articuladora e a dançarina Taynara Oliveira para ser a mediadora do selo no município.
Vila Nova é detentora de três selos Unicef, a ação social visa melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.



































Em seguida o calçadão do povoado foi palco de um show de apresentações culturais. A primeira foi um desfile de rainhas da Escola formado por crianças da Creche pro infância Professor Osvaldo da Secretária Municipal de Educação. Em seguida, o grupo idosos ‘Flor do Sertão’ movimentou a noite.



































O grupo AJA apresentou riquíssimas coreografias que marcaram a noite de apresentações culturais foram elas: Feira de Mangaio, Carimbó, Musical das Bonecas, Balão Mágico, Magalenha, Forró, Xote das Meninas e Coco de Roda.



































O grupo de Capoeira Ginga Nova, fez uma roda de Capoeira, com a participação de membros do Grupo Palmares de Picos. E ainda uma poesia foi declamada pelo vilanovense, Apolônio Leal.
Finalizando as apresentações da noite o grupo AJA apresentou a quadrilha ‘VILA-SÃO JOÃO’ ao som de músicas juninas marcou o encerramento das apresentações.
























Além das apresentações foram entregues as premiações de dois campeonatos realizados no Povoado São João Batista nos últimos dias. O I Campeonato de Futsal, Campeonato de Xadrez da U.E Zacarias Manoel da Silva e o Torneio de Futebol que logrou vitória da escola Zacarias contra a escola Sabino Gomes.
Para finalizar a noite o grupo “Os Karas” animaram a população que estavam prestigiando.
Além do prefeito Edilson Brito, também estiveram presentes a primeira-dama Ana Carolina, secretários municipais, Marli Veloso (de Cultura), Edinete Brito (de Educação), Dorgivaldo Paulo (de Administração), Almerinda Luz (de Saúde), Erivan Brito (Governo), Raynere Abreu (Finanças) os vereadores Severo Sousa, Adonelys Araújo, Roberto Moura, Maria das Dores (Bibia de Benicio), Flávio Sousa, Deijano Lima e Adelino Oliveira.
2º dia
O evento segue hoje, 23, com ampla programação.  Às 19h, na Igreja de São João Batista acontece a Novena/ Missa dos festejos de São João Batista. Às 20h30, no calçadão acontece  um grandioso Festival de Quadrilhas. A partir das 22h, acontece show com Dário Rodrigues e Forró Daquele Jeito e ainda show com o sanfoneiro Marlos do Acordeon.
VEJA MAIS FOTOS:
FONTE: ASCOM MUNICIPAL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem