Governador decretará racionamento de água em Vila Nova, São Julião, Pio IX e mais 37 cidades do Piauí

06 junho

Reunião sobre recursos hídricos (Foto: João Albert)
O governador Wellington Dias anunciou, nesta segunda-feira(05), que deverá decretar o racionamento de água em cerca de 40 municípios, que estão em estado de emergência devido à queda dos reservatórios de água do semiárido. A Secretaria Estadual de Defesa Civil citou como exemplo as barragens Petrônio Portela e Piaus estão com menos de 10% da sua capacidade total.
“Todas as áreas de divisa do Piauí com o Ceará, Pernambuco e Bahia estão precisando de uma atenção especial. São cerca de 61 municípios, mas 40 destes nos preocupam mais porque podem gerar um colapso devido ao baixo armazenamento de água nos reservatórios. Nós vamos ter que encontrar uma medida para evitar que o problema seja ainda mais grave”, disse o governador, após reunião realizada com diversos órgãos e prefeitos da região para tratar sobre a situação hídrica do Estado.
O gestor estadual também comentou que o Piauí está saindo de um período considerado chuvoso para outro mais seco até dezembro. Ele ressaltou que a possibilidade de chuva é cada vez menor, por isso é preciso planejar para não deixar mais de 400 mil habitantes sem água para consumo humano.
Wellington Dias disse que o decreto emergencial será expedido após receber um relatório a ser entregue a ele nesta terça-feira sobre a situação dos municípios.
O secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaias, também esteve na reunião. Ele ressaltou que esses 40 municípios, ano a ano, no segundo de semestre apresenta dificuldades no abastecimento de água.
“Só que esse ano foi muito mais complicado. A recarga dos mananciais foi muito insuficiente. É preocupante e precisa de uma atitude do Estado, dos municípios, para que a gente possa amenizar essa situação como, por exemplo, esse racionamento de água”, declarou o secretário.
A prefeita de Pio IX, Regina Andrade, destacou que a situação é preocupante, e o medo de não ter água no município assusta a gestão e principalmente os moradores. Pio IX é abastecido pela barragem de Piaus, que também abastece São Julião, Fronteiras, Vila Nova e Campo Grande do Piauí, uma população e mais de 20 mil habitantes. Ela citou a necessidade da construção de uma adutora de engate rápido na região.
“Foram citadas medidas paliativas. A nossa preocupação é a capacidade da barragem, que tem menos de 5%. Nós precisamos pensar a médio prazo porque eu não sei se chegamos até o final do ano com água para abastecer esses cinco municípios”, disse a prefeita, acrescentando que a  adutora de engate rápido seria de maruá a mandacaru, porque a adutora de mandacaru para os municípios já existe. “Seria 110 km de adutora de engate rápido. Essa medida seria emergencial por meio da Defesa Civil porque maruá tem como abastecer esses cinco municípios”, finalizou a prefeita.
Cidade Verde

CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: