Vila Nova do PI, Belém, Padre Marcos, Francisco Macedo e outros 56 municípios serão contemplados com polos da Universidade Aberta


Ampliar a oferta e melhorar a qualidade do ensino na rede pública são compromissos que estão sendo honrados pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em dezembro de 2016, o governador Wellington Dias determinou a criação do Sistema Universidade Aberta do Piauí (Uapi) para a oferta de cursos superiores na modalidade Ensino a Distância e, em breve, a secretaria assinará as ordens de serviço para expandir a graduação a distância.

Com a assinatura do decreto, 60 municípios foram contemplados. Dezenas de escolas da rede pública estadual passarão por reformas de adaptação para receber os alunos da Uapi, com um investimento médio de R$ 35 mil e serão entregues até o mês de agosto deste ano. Doze deles já estão prontos e quatro serão visitados; vinte e nove polos já foram licitados, nove estão em fase de elaboração de projetos e doze deles estão fase de execução.

No último ano, a Seduc investiu R$ 16.289.774 em obras de melhorias em toda a rede estadual de ensino, com recursos do Tesouro Estadual.

O valor engloba construção de novas escolas técnicas e profissionalizantes, ampliação de polos da Universidade Aberta (UAB), construção e reforma de quadras poliesportivas, além de obras estruturais voltadas à parte elétrica, hidráulica, instalação de caixas d’água, recuperação de telhados, muros, recuperação de lajes e demais serviços de engenharia.

Vale destacar que a luta para a implantação da Universidade Aberta em Vila Nova, vem de longa luta, desde 2008(2º governo de W. Dias) que, o professor Totonho(ACDVN/RadCom Vila Nova-FM), o vereador Tonho Tiago, deputado estadual João de Deus e deputado federal Antonio José Medeiros, reivindicaram junto ao Governador W. Dias, inclusive, aconteceu a construção do prédio, equipamentos e mobiliários. Só agora 2017(com alguns complementos), a deputada Federal licenciada Rejane Dias, secretária da SEDUC-PI, vai tornar realidade para a comunidade de Vila Nova, principalmente, os estudantes egressos do Ensino Médio, poderão cursar a Universidade.

FONTE: CCOM


CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: