Beber café antes de cochilar pode aliviar o cansaço


Se você está muito cansado mas não sabe o que é pode te ajudar mais: tomar café ou tirar um cochilo rápido? Saiba que juntar essas duas coisas pode ser uma combinação perfeita. Desde 1997, diversos estudos tentam encontrar evidências científicas de que esse combo pode fazer bem em momentos de exaustão.

Um estudo realizado na Universidade Laughborough, no Reino Unido, revelou beber café e tirar uma soneca logo em seguida ajuda a melhorar o estado de alerta e a atenção. A análise foi feita com 12 pessoas que tinham dormido pouco nas noites anteriores. Assim, alguns participantes tiveram que tomar um copo grande de café e tiraram uma soneca entre 15 e 20 minutos, enquanto outros faziam apenas uma dessas coisas.

Após acordar, todos passaram por um teste complicado, no qual deveriam dirigir em um simulador por duas horas. Os cientistas tinham como objetivo avaliar o quão alerta essas pessoas estavam.


Os resultados mostram que os indivíduos que tomaram o café e dormiram tiveram uma performance melhor do que aquelas que só tomaram o café ou só dormiram. Desta forma, na avaliação eles tinham menos chance de cometer erros no volante e mantinham-se mais estáveis em suas pistas.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta está associada com o mecanismo de funcionamento da cafeína. Ao tomar um copo de café, a substância leva 30 minutos para produzir o efeito capaz de deixar a pessoa mais atenta por até cinco horas.

Então, para obter o resultado desejado é preciso dormir 15 minutos antes do efeito da bebida começar, caso contrário você estará desregulando seu sono ainda mais. A técnica nomeada de "cochilo cafeinado" ajuda a aliviar os impactos de uma noite mal dormida, porém não pode ser substituída pelo sono.

Fonte: Minha Vida/Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem