Onze requerimentos solicitando melhorias para Vila Nova são aprovados na Câmara. Veja!


Onze requerimentos solicitando melhorias para o município de Vila Nova do Piauí foram aprovados na segunda sessão ordinária do primeiro semestre legislativo de 2017, realizada na manhã desta sexta-feira (10) no plenário da Câmara.
O vereador Roberto Carvalho Moura (PSB), Presidente da Câmara, solicitou da empresa de fornecimento de energia elétrica, Eletrobras Piauí, a ampliação da rede elétrica com implantação de um transformador no Matadouro Público Municipal de Vila Nova.
Segundo o autor, o Matadouro foi construído pelo Governo do Estado, inaugurado e entregue a população, mas não possui energia elétrica adequada para o funcionamento. “Há necessidade de ampliação da rede, em virtude da deficiência de fornecimento de energia na região onde foi construído o Matadouro, os açougueiros não tem o mínimo de condições necessárias para o abate dos animais. O prefeito já cobrou a Eletrobrás e nós vereadores enquanto representantes do povo, também vamos fazer nossa parte com esse requerimento aprovado para agilizar e mostrar a empresa a nossa preocupação” justificou o vereador.
Outros cinco requerimentos aprovados foram apresentados pelo vereador Adelino Francisco de Oliveira (PSB). O parlamentar solicitou no primeiro requerimento a limpeza do açude público da localidade Retiro e a recuperação do arame que o cerca, como também conseguir com o atual dono, o pátio do referido açude e um vigia.
“O açude foi doado pelas famílias, Sabino Gomes, Hipólito, Brito e os Dengos. A doação foi feita na época pelos donos dos referidos barreiros. Após várias reuniões com o pessoal do Exército e a prefeitura Municipal de Padre Marcos chegaram à combinação de todos para a construção da referida barragem; com responsabilidade do poder público de cuidar do patrimônio, zelando e conservando, e no momento se encontra quase abandonado. Precisamos urgentemente dessa recuperação e cuidado do poder público municipal”, argumentou o autor.
No segundo requerimento, Adelino, solicitou uma praça no bairro Wall Ferraz e uma Academia Pública de Ginástica. A justificativa segundo ele é que O Bairro Wall Ferraz I e II estão grandes com aproximadamente 60 famílias, uma média de 300 pessoas, sem nenhum local de lazer para as crianças, e sem nenhum espaço para a prática de ginásticas para os adultos.
Adelino ainda protocolou mais três requerimentos, um para a aquisição de um computador e uma impressora Epson l375 para a Secretaria Municipal de Agricultura; solicitou a abertura da Avenida Antônio Sabino de Lima, das ruas, São Vicente, José Francisco de Oliveira, Bela Vista, Maria Antônia Leal e Rua Manoel Cicero da Silva, todas já existentes no bairro Wall Ferraz e ainda cobrou reforço policial e condições financeiras de incentivo para a Policia Militar do município.
Todos os requerimentos foram aprovados por seis votos a favor e duas abstenções dos vereadores Adenilda Aldeilde Bento e Luiz Acelino da Luz.
O vereador Flávio Adão de Sousa, (PSB) foi autor de três requerimentos. No primeiro, direcionado ao Governo Municipal, o parlamentar solicitou a instalação de internet-WiFi na sede da Secretaria Municipal de Agricultura.
Em outro requerimento, o vereador Flávio Sousa, pediu o retorno das aulas de esporte do projeto “Descobrindo Talentos” na sede da cidade de Vila Nova e no povoado São João Batista.
O objetivo, segundo o vereador, é estimular a pratica de esporte e a descoberta de talentos para a vida. “O projeto visa única e exclusivamente o bem estar da população de Vila Nova, visando acima de tudo à inclusão social através do esporte, afastando as crianças da possível criminalidade, sem contar que este projeto já funcionou na cidade por aproximadamente seis anos, e por igual período nas cidades vizinhas, projeto este que já conseguiu revelar grandes nomes do futebol nacional, a exemplo do jogador Rômulo. O projeto possui aulas teóricas e práticas, campeonatos internos e externos, acompanhamento escolar e familiar para avaliar o desenvolvimento sócio educativo dos alunos na escola e da família”, disse.
O terceiro requerimento do vereador Flávio foi o empicarramento da estrada que liga a localidade Chapada Dáguinha até a localidade Baixão. Todos foram também aprovados por seis votos a favor e as duas abstenções igual aos requerimentos anteriores.
O vereador Adonelys de Araújo Silva, (PSB) foi autor de um dos onze requerimentos. Ele solicitou a abertura de ruas no povoado São João Batista e implantação de nomes para as mesmas. Adonelys justificou que as ruas estão sem acesso e precisam ser abertas, para que os moradores deixem de transitar pelos terrenos de terceiros e passem a terem acesso até o destino de suas residências. E ainda colocou como uma ação necessária à implantação dos nomes das ruas, facilitando a identificação e valorizando os que levam estes nomes.
O último requerimento apreciado pelo plenário foi apresentado pelo vereador, Severino Francisco de Sousa, o Severo Sousa (PSB), solicitando do Governo Municipal a reforma do Mercado Público municipal do povoado São João Batista.
Em sua defesa ao requerimento, Severo alegou que o mercado público é um patrimônio histórico do povoado. “Em virtude do mercado público do povoado ser um patrimônio cultural e histórico para o município e para a comunidade local, sua reforma é de fundamental importância e preservação do local como estratégico e de apoio de onde foi a primícias (início) do surgimento daquele povoado. Há ainda a necessidade de ressaltar que ao ser conservado esse logradouro os donos de pequenos pontos situado no local serão beneficiados, facilitando o acesso tanto ao comércio como aos visitantes”, pontuou.
O requerimento do vereador Severo foi aprovado por seis votos a favor e recebeu as assinaturas do vereador Adonelys Araújo e do vereador Roberto Carvalho Moura que aplaudiram a iniciativa. Os vereadores Luiz Acelino da Luz e Adenilda Aldeílde Bento abstiveram o voto no requerimento.
LEI DO EXECUTIVO
Ainda no primeiro expediente, foi votada e aprovada matéria do Executivo Municipal que fixa as despesas do médico cubano que reside em Vila Nova.
Ainda foi feito um convite especial para o dia “D” do combate ao mosquito Aedes Aegypti pela Dra. Micaela Rocha que acontece no dia 21 de março em Vila Nova e no Povoado São João Batista:
Todos os nove vereadores estiveram presentes e discursaram na plenária. Veja fotos da Assessoria de Comunicação da Câmara:

Fonte: Iago Sousa/ASCOM Fotos: Jota Ferreira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem