CEB´s de Vila Nova do Piauí está realizando Encontros da Campanha da Fraternidade/2017!

Refletindo o Tema: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida e o Lema: “Cultivar e guardar a criação”(Gn 2,15).


Grupo de Famílias da Comunidade Eclesial de Base(CEB´s) da cidade de Vila Nova do Piauí, estão se reunindo semanalmente, às quartas-feiras 19h, para discutir e refletir o Tema: “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” sob o Lema: “Cultivar e guardar a criação”(Gn 2,15).

1º - Encontro dia 08/03, Residência: Totonho e Tica, 26 participantes de 12 Famílias.



“O Brasil possui uma enorme extensão territorial e apresenta climas e solos muito variados. Em função dessas características, há uma evidente diversidade de biomas, definidos, sobretudo, pelo tipo de cobertura vegetal. Mas, o que é bioma? BIOMA é um conjunto de vida animal e vegetal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que marcam uma determinada região do Brasil”. Para tanto, “nosso Brasil possui seis grandes BIOMAS: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. Que juntos, formam uma das maiores biodiversidades do planeta”. (Cartilha da CF/2017 da CNBB-Regional Nordeste 4).

2º - Encontro dia 15/03, residência: Luiz Lopes e Deuza, 33 participantes de 20 Famílias:



Os cristãos Católicos, estão vivendo o Tempo da Quaresma, momento forte de reflexão, meditação, oração e conversão. Então, como acontece todos os anos nesse período, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/ Regional Nordeste 4, produz material impressos para auxiliar nas discussões, reflexões e orações dos grupos de famílias e despertar nas pessoas o interesse pelo cuidado com a criação, de modo especial, os biomas brasileiros, à lua da Palavra de Deus, tendo em vista o desenvolvimento de ações concretas.


Os temas de cada encontro semanal tem a fundamentação Bíblica. Nos dois encontros já realizados as leituras foram: Gn 2, 15-23 que enfatiza, “Deus confia ao homem e a mulher o papel de guardas da criação. Por isso Deus modela o homem do barro, sopra em suas narinas, planta um jardim e coloca o homem para cultivar e guardar. Forma a mulher da costela do homem, conferindo a ela a mesma dignidade e a mesma missão”. Estamos construindo relações de cuidado e de proteção com a criação de Deus? No segundo encontro o Texto Bíblico foi o Salmo 24, faça a leitura na sua Bíblia, reflita e medite sobre a criação de Deus!

Matéria: Redação do Portal Vila Nova Notícias
Fotos: Antonio Manoel – DRT 1445-PI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem