Arquivo PVNN

Menu

Imunidade baixa? Confira os alimentos que melhoram o sistema de defesa

O alho tem propriedades que combatem infecção, as bactérias, vírus e fungos, além de conter antioxidantes

                                                                  Foto: reprodução

Uma alimentação adequada é um dos segredos para ter um sistema imunológico forte, capaz de reagir às doenças que se manifestam no organismo e prevenir outras. E há alguns bons alimentos para aumentar a imunidade e colaborar para o bom funcionamento do corpo. Confira os principais alimentos que você deve inserir na sua dieta e assim evitar doenças e infecções:

CÍTRICOS

Frutas como laranja, acerola, limão e tangerina são fontes ricas de vitamina C e ajudam na prevenção e cura de gripes e resfriados. Um artigo da National Library of Medicine mostrou que resfriados em pessoas que consomem alimentos cítricos costumam ter uma duração reduzida em 8% e em crianças em 13,6%. E entre pessoas que ingerem essas frutas e praticam esportes durante o inverno têm até 50% de menor chance de ficarem resfriadas.

ALHO

O alho tem propriedades que combatem infecção, as bactérias, vírus e fungos. Há estudos que mostram ainda que o alimento pode até mesmo reduzir os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer. O alho conta ainda com antioxidantes que atacam os invasores do sistema imunológico.

AMÊNDOAS

As amêndoas são fontes ricas em Potássio, contribuindo para o controle da pressão arterial. Além disso, por terem gorduras monoinsaturadas, ajudam a combater o colesterol ruim (LDL). O alimento tem ainda antioxidantes que fornecem proteção contra os danos causados pelo excesso de radicais livres.

COUVE

A couve é rica em vitaminas A e C, estimulando a produção de enzimas que ajudam o organismo a se proteger de tumores. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e aliviam os sintomas da gastrite. E mais: protege contra câncer de pulmão e melhoram a cicatrização.

GENGIBRE

O alimento fortalece o sistema imunológico e garante uma ação bactericida. Além disso, é rico em Vitamina C. Você pode consumir o gengibre em sucos e chás.

MEL

O mel possui antioxidantes que bloqueiam enzimas responsáveis pela multiplicação dos germes e previnem a bactéria que causa a tosse. O alimento ainda retarda o envelhecimento da pele e previne doenças como o câncer.

CEREAIS

Cereais como trigo e aveia são ricos em vitamina B6. A carência deste nutriente faz com que diminua a resposta do sistema imunológico.

MAMÃO

Além de regular o intestino, o mamão tem ação antioxidante, capaz de prevenir o câncer de próstata. A fruta ainda é poderosa para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verrugas.

CHÁ VERDE

Esse tipo de chá é rico em flavanoides, que ajudam a estimular o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, possui substâncias capazes combater as bactérias e evitar os vírus de se multiplicarem.

IOGURTE

Produtos lácteos fermentados têm bactérias consideradas boas, que ajudam a regular a resposta do sistema imunológico. Esses probióticos têm vários benefícios, como a prevenção de gripes e resfriados e redução da gravidade dos sintomas, caso a doença não possa ser completamente evitada.


Fonte: Doutíssima/Oitomeia
Nas redes
Banner

Post A Comment:

0 comments: