Câmara de Vila Nova abre o ano legislativo e empossa 1º suplente de vereador; veja como foi


A Câmara de Vereadores do município de Vila Nova do Piauí realizou nesta sexta-feira, 17, a sessão de abertura dos trabalhos legislativos do ano de 2017. A sessão foi presidida pelo vereador Roberto de Carvalho Moura (PSB) e contou com a presença do prefeito Edilson Edmundo de Brito (PTB) e dos vereadores, Deijano Raimundo de Lima (PMDB), Adenilda Aldeílde Bento (PP), Adonelys Araújo (PSB), Maria das Dores da Silva Abreu (Bibia de Benício) (PSD), Severino Francisco de  Sousa (PSB), Adelino Francisco de Oliveira (PSB) e Flávio Adão de Sousa (PSB).
A sessão teve inicio com a posse do 1º suplente de vereador, Luis Acelino da Luz, da coligação a “Mudança que o povo quer”, que ocupa a vaga deixada pela renúncia de Mauro Leal Bento (PP).
Após a posse do 1º suplente, deu início o primeiro expediente, onde os vereadores apreciaram e aprovaram o projeto de lei do Executivo Municipal que considerando a necessidade de preservação do poder aquisitivo dos salários dos servidores municipais  e o percentual de reajuste do Salário Mínimo para o ano de 2017 foi de 6,47% (seis vírgula quarenta e sete por cento) altera os valores das gratificações e cria os cargos de assessores técnicos das secretarias de saúde,educação e assistência social e ainda altera a lei de cargos do município, inserindo  o cargo de diretoria da UBAS. O projeto foi votado e aprovado pela maioria dos vereadores presentes em regime de urgência.
Ainda no primeiro expediente, vereadores também apresentaram  e aprovaram vários requerimentos.
O vereador, Adelino Francisco de Oliveira, solicitou ao Poder Executivo Municipal, a fixação de placas de sinalização, com os nomes das ruas, e indicação das normas de trânsito nas ruas do município de Vila Nova do Piauí. Bem como, realizar o calçamento na rua Napoleão Pereira. Adelino justificou que em razão da necessidade de organização do município, entende-se necessário e de grande urgência a sinalização de todo o município, com os nomes das ruas, para melhor localização dos aqui residentes, bem como os demais que por aqui transitam, e as indicações das normas de trânsito, visando única e exclusivamente o interesse da coletividade. Segundo o vereador, há ainda a necessidade de se calçar a rua Napoleão Pereira, pois os moradores daquela região, estão a sofrer com a poeira causada pela falta da pavimentação devida.
Adelino também requereu verbalmente a limpeza do cemitério da zona urbana e colocação de lâmpadas nos postes da zona urbana.
O mesmo requerimento foi registrado pelo vereador Deijano Raimundo de Lima que requereu a implantação de placas de identificação das ruas e avenidas da cidade de Vila Nova do Piauí. Segundo o vereador Deijano, o pedido se dá   por motivo das ruas e avenidas da nossa cidade não terem placas identificativas, dificultando assim, por exemplo: a entrega de correspondências dos correios e encomendas no comércio local. Com a colocação das referidas identificações, facilitará o acesso a endereços e esclarecimento à população dos nomes das ruas e avenidas.
A vereadora Maria das Dores da Silva Abreu, não exitou em seus pedidos e fez cinco requerimentos que teve a provação do plenário da casa.
O primeiro requerimento solicita ao chefe do Poder Executivo Municipal ajuda de custo para aluguel e transporte para atender necessidade dos estudantes vilanovenses que estudam na cidade de Picos, em Faculdades e Universidades, tais como, IFPI, UESPI, UFPI e R SÁ.
A vereadora explica o motivo da reivindicação. ” por motivos e razões de que, nossos alunos vilanovenses residem em Picos em casas residenciais e em apartamentos alugados e além disso, os pais dos estudantes são quem vêm custeando tudo, com despesas elevadas para manter os seus filhos nos estudos universitários nas referidas universidades e Faculdades. Assim sendo, nada mais justo o Poder Executivo Municipal ajudar a estas famílias, com apoio financeiro destinado a ajuda do pagamento dos aluguéis e transportes. Visando incentivar nossos jovens a concluírem sua formação intelectual e Profissional,” disse a vereadora.
No segundo pedido, Bibia reivindicou junto aos órgãos competentes estaduais e federais, a continuação das ampliações das redes de energia elétrica existentes na sede do município, projetos estes, se encontram paralisados. Além disso,  providenciar urgente a reposição de lâmpadas e luminárias dos postes de energia, tanto nas ruas do centro da cidade, quanto nos Bairro  Wall Ferraz e Ulisses Guimarães.
Bibia alegou que a reivindicação se dar pelo motivo de que, os projetos de continuação das ampliações das redes de energia elétrica se encontram paralisados. Necessitando assim, serem retomados e dar continuidade às execuções dos projetos de ampliação. Sobre as reposições de lâmpadas e luminárias das avenidas e ruas da cidade.  Isto, porque nem todos os postes, estão permitindo uma iluminação pública adequada à população que têm direito com recursos da COSIPA, principalmente, os Bairro Wall Ferraz e Ulisses Guimarães.
Bibia reivindicou ainda a construção de Paradas de Ônibus nas margens das BRs 316 e 230 na localidade Km 63. Os motivos e razões do pedido se dar, porque no entroncamento da BR 316 com a BR 230, existe um fluxo de passageiros embarcando e desembarcando, indo e vindo de várias cidades,    tanto do nosso Estado, quanto de outros Estados. As pessoas ficam expostas ao sol quente, não dispondo de um local adequado para aguardar os transportes de passageiros, que seja ônibus, Vans ou outros tipos de transportes. Para tanto a construção de Duas Paradas de Ônibus no Km 63 – Entroncamento das BRs 316 e 230, oferecerá melhores condições e estadias as pessoas que são passageiros em geral.
Bibia foi enfática e ousada e solicitou  ainda ao prefeito a implantação de INTERNET e WIFI, nos locais públicos pertencentes ao município de Vila Nova do Piauí. A solicitação da implantação de INTERNET E WIFI, nas praças públicas da cidade e do povoado São João Batista.  segundo ela tem a finalidade de oferecer a população um serviço público de grande relevância, como é a de dialogar e de se comunicar com as pessoas e entre as pessoas. Também, dar oportunidade para os adolescentes e jovens estudantes para pesquisas educacionais e até para outras pessoas da comunidade vilanovense.
O último requerimento da vereadora, Bibia de Benicio foi a solicitação da restauração e Limpeza do Açougue Público da “Cidade-Poesia”. Bibia destacou que a solicitação se dar por motivo de muitas reclamações da população, principalmente, de quem compram e vendem carnes no referido açougue público municipal. O prédio está precisando de uma restauração das paredes e azulejos, nova pintura, de uma limpeza geral. Objetivando oferecer a população um ambiente limpo, sadio e adequado, de forma que os vendedores e os compradores possam comercializar as carnes com higiene e de boa qualidade.
O vereador Adonelys Araújo (PSB), fez um requerimento verbal e solicitou a limpeza dos cemitérios públicos da zona rural. A justificativa do vereador é que melhore o acesso das pessoas aos entes queridos. Adonelys cobrou ainda melhorias e recolocação de lâmpadas nos postes de iluminação pública do Povoado São João Batista. Que teve aprovação dos vereadores presentes.
O vereador Flávio Sousa (PSB), requereu reparos e limpeza nas paredes internas e externas, traves, banheiros e aquisição de equipamentos  para a quadra poliesportiva da sede do município, visando melhorias da vida esportiva dos vilanovenses.  Flávio requereu ainda a construção de banheiros públicos nas praças do município. Os requerimentos foram todos aprovados.
No segundo expediente, todos os vereadores discursaram e afirmaram unaninamente, trabalhar pelo povo de Vila Nova.
O presidente do Instituto de Apoio Parlamentar- IAPM, Adalberto, se apresentou na e levou a mensagem da instituição para os parlamentares para os vilanovenses.
Roberto Moura, presidente da Câmara, fez um pronunciamento rápido, onde destacou seu trabalho a frente da casa legislativa e disse que está do lado do povo de Vila Nova, para buscar o desenvolvimento do município.
Estiveram presentes na sessão, a secretaria municipal de educação, Edinete Brito; da secretaria municipal de assistência social, Ana Carolina; do secretario municipal de administração, Dorgivaldo Paulo; do secretário de Agricultura, Luiz Gonzaga; do controlador geral da Prefeitura, Erasmo Navez.
Fonte: Blog do Iago/Cidades na Net | Fotos: Jota Ferreira


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem