Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas para a região de Picos!

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do governo federal responsável pelas previsões meteorológicas no país, divulgou o prognóstico de chuvas para o primeiro trimestre de 2017 para a região de Picos.

“As chuvas devem ficar na média anual ou acima dela durante o período. Porém com irregularidades na destruição, ou seja, pode chover bastante e ficar muito tempo sem chover ou ocorrer chuvas em áreas isoladas”, relatou o técnico do órgão, Eugênio Lopes, com o prognóstico em mãos.
Esse tipo de chuvas suprem os reservatórios de água, porém, não são ideais para a agricultura devido a irregularidade nas precipitações.
“Ao contrário do que ocorreu no ano passado onde durante o mês de janeiro choveu 332 milímetros. As previsões esse ano é que ele possa chegar mais tarde e avançar um pouco mais. De acordo com o boletim divulgado pelo instituto as chuvas devem ocorrer a partir da terceira semana de janeiro”, explicou Lopes.
O boletim não divulgou o volume de chuvas esperado durante o período, mas deve ultrapassar a média anual que é de cerca de 600 milímetros.  Ainda segundo Eugênio, durante o mês de dezembro choveu 78 milímetros.
Risco de tempestades
As tempestades, que se caracterizam com chuvas com ventos fortes e raios, não estão descartadas durante o trimestre.
“As chuvas que por ventura puderam ocorrer principalmente a tarde, momento em que a massa de ar está muito quente, com certeza irá ocorrer as tempestades. Diante disso as pessoas devem ter algumas precauções como se afastar de todo e qualquer tipo de metal, não fazer uso de telefone. Se estiver na rua não ficar embaixo de rede elétrica ou de árvores”, orientou o técnico.
Fonte: Picos40Graus

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem