Quase 2 mil alunos do Piauí terão provas do Enem adiadas

PIAUÍ - No Piauí, dos 187.813 candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, 1.912 vão ter a prova adiada devido às ocupações de estudantes nos locais de prova. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem.



O Inep informou, nesta terça-feira (1º), que os candidatos que fariam a prova, no próximo final de semana, na Universidade Federal do Piauí – campus Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus – e do Instituto Federal do Piauí – campus localizado na Avenida Pedro Freitas, na Zona Sul de Teresina, irão realizar o exame em uma nova data, confirmada para os dias 3 e 4 de dezembro.

Os inscritos afetados serão avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.

Em todo o país, 191.949 dos 8,7 milhões de inscritos no Enem tiveram as provas adiadas em razão de 304 ocupações em colégios, institutos e universidades listados como locais de provas. As ocupações é uma manifestação dos estudantes contra a aprovação da PEC 241, que dispões sobre os limites dos gastos públicos, e a atual proposta de reforma do Ensino Médio. 

O Inep também ressaltou que “o exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística”.

O Instituto divulgou ainda que o local das provas requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.

Novos locais de prova 

O Inep informou que já está preparando um plano logístico para garantir a segurança e tranquilidade da aplicação das provas no início de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente.

SISU, Fies e Prouni

Sobre o uso da nota do Enem  no SISU, Fies e Prouni, o Inep destacou que a  nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Fonte: Cidade Verde 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem