Município de Vila Nova implanta oficina de canto e conta com participação recorde

Foto: Jota Ferreira

Na noite do último sábado, 12, aconteceu a segunda aula de técnica vocal no Ponto de Cultura “Cidade Poesia”, ministrada pelo Músico, Ezequiel Veloso que é professor do Conservatório de Música Santa Cecília, em Picos, e professor da UFPI.
Mais de 40 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, profissionais que já cantam(como o exemplo do coral da Igreja Evangélica da Cidade), funcionários da prefeitura e o grupo NUCA participaram da oficina.
Marli Veloso, Secretária Municipal de Cultura, explica os objetivos da oficina.  “A música é importante instrumento para o processo ensino-aprendizagem e para a inclusão social e cultural. Pensamos a oficina a partir de vários objetivos: garantir a democratização do acesso à cultura, promover a educação musical da comunidade, contribuir para a inclusão cultural de crianças, jovens, adultos e idosos, formar um coral e profissionalizar as pessoas que já trabalham ou pretendem trabalhar com música assegurando-lhes a certificação profissional com registro na Ordem dos Músicos do Brasil-OMB”. Explica Marli.
dsc_0898jota-fotografias
Marli fala ainda da importância da música para nossa alma. “Nosso entendimento é que o acesso às arteshumaniza as pessoas e reflete diretamente na sua vida  pessoal e profissional. Acreditamos que a música tem o poder de sensibilizar as pessoas e contribuir para a qualidade de vida. Já dizia Platão ‘ A música é remédio para a alma’, daí a importância de ter uma atenção e cuidar dessa ferramenta cultural a voz, a música. A música é sem dúvida um elemento transformador das práticas sociais.” Conclui Marli.
Ezequiel Veloso ensinou no primeiro encontro, exercícios vocais, técnicas vocais, falou ainda da importância de cuidar da saúde vocal, assim como ter uma alimentação saudável para o uso da voz. “Nossa oficina de canto vem como uma aula de conscientização, porque a maioria dos nossos alunos aqui já é profissional da voz, mas a usam de qualquer jeito e durante a oficina, vamos ensinando todas as técnicas necessárias para o uso da voz”. Comenta Ezequiel.
dsc_0900jota-fotografias
Ezequiel também cantou belíssimas canções, aplaudido por todos, ele parabeniza a gestão pelaoferta da oficina. “Essa oficina é de grande valia para o município, vai trazer práticas novas, um coral para o município, é uma ação cultural que todos devem abraçar”. Conclui Ezequiel.
dsc_0884jota-fotografias
As aulas acontecerão todos os sábados das 18:30h às 20:00h, no Ponto de Cultura Cidade Poesia. Participem.

Fonte: ASCOM Municipal PMVN
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: