Caminhada marca o encerramento da visita da imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida à Diocese de Picos


Uma grande caminhada pelas principais avenidas e ruas de Picos marcou o encerramento da visita da imagem jubilar de Nossa Senhora aparecida à Diocese na tarde/noite desse domingo, 30 de outubro de 2016.

Intitulada “Caminhada com Maria”, milhares de católicos e devotos de Nossa Senhora participaram do evento que teve início no Posto São Miguel na entrada da cidade e término na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.

Prosseguindo a cerimônia, a multidão advinda de todos os cantos e recantos da diocese ocupou o adro da Catedral, na Praça Justino Luz, onde aconteceu a Missa conclusiva, presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, concelebrada por todos os padres da diocese. 



“Esse dia para nós é histórico e inesquecível, o dia da graça de Deus, estamos concluindo uma experiência de estar com a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida aqui no nosso meio, depois de uma peregrinação pelos mais distantes recantos de nossa diocese no meio do nosso povo vinda lá do santuário nacional. Nesta celebração que a Igreja recorda a misericórdia de Deus sem limites, somos convidados depois de termos contemplado a imagem, tocado nela com nossas mãos e feito as nossas preces, a escutar o que ela vem dizer para nós, aquelas palavras de Maria que aconteceram lá nas boda de Caná, façam tudo o que ele disser”, refletiu Dom Plínio durante a homília.

No momento de ação de graças, o Bispo fez a leitura de uma mensagem à Igreja Católica no Brasil, emitida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituindo o Ano Nacional Mariano. Após a leitura, Dom Plínio declarou aberto o Ano Mariano na Diocese de Picos.

Após o ato, integrantes do Grupo teatral Bar Cultural, em forma de teatro, sinalizaram os pescadores da imagem milagrosa nas águas do Rio Paraíba, em 1717. A apresentação tocou o coração das pessoas que assistiam a cena, muitas delas não conteve as lágrimas de emoção em ver a encenação da história de aparição da imagem da Padroeira do Brasil. 


Para a alegria de muitos que acreditavam que não seria mais capaz de ver de perto a imagem fac símile de Nossa Senhora Aparecida, na ocasião o chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Sebastião Francisco dos Santos fez a leitura de uma carta de doação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, emitida pelo Santuário Nacional na pessoa do Reitor, Pe. João Batista de Almeida – CSsR, à Diocese.

Conforme a carta de doação, após a Celebração Eucarística a imagem foi conduzida por funcionários e acompanhada por fiéis e devotos até a sede da Rádio Educativa de Picos Cultura FM, onde foi entronizada num local acessível a todas as pessoas que visitarem a emissora.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou à Diocese no dia 01 de setembro, nesses 60 dias peregrinou por todas as paróquias e áreas pastorais, visitou presídios, hospitais, escolas, universidades, doentes e idosos, quase sempre conduzida pelas mãos dos jovens.

Fonte: Cleuma Silva/DP15

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem