Ideb de Vila Nova do Piauí supera metas do MEC

O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.

Ideb de Vila Nova do Piauí supera metas do Ministério da Educação

O Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, divulgou recentemente os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade do ensino básico. Para o cálculo da nota, que vai de zero a dez, são usadas provas em Matemática e Língua Portuguesa, além das taxas de aprovação e abandono.
No município de Vila Nova do Piauí, situado a 364 km de Teresina, a rede pública municipal de ensino superou, mais uma vez, as projeções. Segundo os dados, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª série, o município obteve nota 5.7, e a meta prevista era de 5.1, atingindo, assim, as projeções para o ano de 2019.
ideb-vila-2
Ideb séries iniciais do Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental maior, de 5ª a 8ª série, o crescimento registrado foi ainda maior. Vila Nova do Piauí obteve 5.4, enquanto a meta era de 3.8. Com esses números, o município ultrapassou a nota que era projetada apenas para o ano de 2021, que era 4.6. Com esses números, Vila Nova do Piauí se destaca como um dos municípios com a melhor educação no Estado.
ideb-vila-1
Ideb séries finais do Ensino Fundamental
http://i1.wp.com/www.ufpi.br/images/retoajh.jpg?w=900
Gorete Leal, sec. de educação de Vila Nova do Piauí
Para a professora Gorete Leal, secretária municipal de educação de Vila Nova do Piauí, o resultado demonstra o esforço da gestão municipal, como um todo, em melhorar a qualidade do ensino aprendizagem, a partir da realização de uma série de ações sócio-educativas e culturais desenvolvidas com profissionais da educação e alunos.
“O avanço na educação só é possível a partir do engajamento de todos, dos professores, que são qualificados e comprometidos com a educação, das coordenações de ensino, que auxiliam os educadores, e dos alunos, que tem se dedicado a aprender”, disse Gorete.
O Índice
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.
Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem