Diocese de Picos ordena novo padre; veja fotos

28 julho
PADRE MARCOS - Foi em festa que a Paróquia Santo Antônio em Padre Marcos, participou na noite dessa quarta-feira 27 de julho, da Missa solene, onde foi ordenado presbítero, por imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom Plínio José Luz da Silva, bispo diocesano de Picos, Francisco Berto de Carvalho.



A cerimônia presidida por Dom Plínio foi concelebrada pelo bispo emérito de Floriano, Dom Augusto Alves da Rocha e por sacerdotes da diocese de Picos e de outras dioceses.

A Praça da Igreja Matriz da cidade ficou repleta de familiares, amigos e conterrâneos do Padre Francisco Berto, que cheios de alegria saíram de suas casas para acompanharam a cerimônia.

Após as leituras, houve o rito da ordenação, no qual o candidato foi apresentado ao bispo e à comunidade. Em seguida, o vigário geral da diocese de Picos, Padre Antônio Mendes Neto, fez o pedido ao Bispo, a fim de que o candidato ao Segundo Grau da ordem fosse ordenado.

Após o ato, o bispo proferiu a homilia, onde destacou a importância do momento, para a Igreja particular de Picos. “Hoje é um momento de grande alegria, que invade o coração de toda nossa diocese que se compartilha com outras dioceses vizinhas e com o mudo inteiro, através dos meios de comunicação. É a ordenação de um novo Padre que sai do ceio de uma família e depois de uma longa experiência de formação se faz presente no meio de nós para receber a missão que Deus lhe concede, através da Igreja”.

Dando continuidade ao Rito de Ordenação, o diácono foi interrogado pelo bispo sobre os propósitos a assumir a partir daquele momento e, prostrou-se ao chão ao tempo em que era entoada a Ladainha.

A seguir, o eleito ajoelhou-se diante do bispo que lhe impõe as mãos sobre a cabeça. Em silêncio, de igual modo, todos os sacerdotes presentes também impuseram as mãos sobre a cabeça do ordenando.

Ao termino, o eleito se ajoelhou novamente diante o bispo e, em silêncio, o Bispo com as mãos impostas sobre a sua cabeça fez a Prece de Ordenação.

O Padre Wagner Carvalho revestiu o eleito com os paramentos sacerdotais, sinais de serviço ao povo que lhe será confiado, do peso da missão que assumiu ao responder sim ao chamado de Deus. Logo após, Francisco Berto teve suas mãos ungidas pelo bispo com o Óleo do Crisma, atualizando assim, a unção que Cristo recebeu de Deus com o Espírito Santo.

Concluindo a ato, o neo-sacerdote recebeu das mãos de Dom Plínio, o cálice e a petena com o pão, sinais do Sacrifício Eucarístico.

Como sinal de alegria e acolhimento ao neo-sacerdote, o bispo e o colégio dos presbíteros presentes o abraçaram desejando um ministério abençoado e fecundo.

Ao final da ação solene os animadores e amigos do projeto amigos do Seminário adentraram o espaço celebrativo conduzindo uma faixa de acolhida ao mais novo padre da diocese de Picos.

Em seu primeiro pronunciamento, como padre, o neo-ordenado agradeceu minuciosamente a todos que contribuíram para a realização do momento, entre eles ao bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva. “Gratidão a Deus por me chamar e me constituir presbítero, pela imposição das mãos e oração de Dom Plínio, um dos sucessores dos Apostólos, fazendo-me ponte entre o céu e a terra. Muito obrigado Dom Plínio, pelo exemplo de vida, apoio, confiança, por confirmar a minha vocação, ordenando-me sacerdote e por nos guiar na reta doutrina apostólica”.

Toda cerimônia foi transmitida, ao vivo, pela Rádio Boa Esperança, emissora local, e pela Web Rádio da Diocese de Picos, pascomradio.com.

58

136

68
82
126

53
89
47
44

Fonte: dp15.com
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: