Ministro do Meio Ambiente visita o Parque Nacional Serra da Capivara

Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente, está no Piauí para uma visita ao Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato onde se encontra com a arqueóloga Niède Guidon.

Imagem: Reprodução
O Parque passa por problemas mais graves desde o ano passado, quando foram iniciadas as demissões de todos os funcionários. Niède alega que faltam recursos para manter o local, que tem quase 92 mil hectares e abriga os mais antigos vestígios da ocupação do homem na América do Sul.

São mais de 30 mil pinturas rupestres, catalogadas em cerca de 900 sítios arqueológicos, o que levou o Parque a ser reconhecido como Patrimônio Mundial, na categoria cultural, em 1991, e declarado Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1993.

Ontem, após uma audiência pública realizada em São Raimundo Nonato, o juiz Pablo Enrique Baldivieso determinou que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão do local - informe, no prazo de dez dias, quais providências tem tomado para a efetiva implementação do plano de manejo da unidade de conservação.

Em caso de descumprimento da determinação, o magistrado advertiu que será dada vista dos autos aos Ministério Público Federal (MPF), para solicitação de outras medidas que façam valer a decisão judicial.

Em fevereiro deste ano, a Justiça Federal determinou que a União - por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - destinasse o montante de aproximadamente R$ 4,5 milhões para a preservação do parque.

Após reunião com Niède Guidon em São Raimundo Nonato, o ministro Sarney Filho vem a Teresina, onde se encontra com o prefeito Firmino Filho. Está prevista uma visita ao Parque Lagoas do Norte às 15h40.


Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem